Quinta-feira, 23 de novembro de 2017

14/11/2017 - 15h35 / Atualizada 14/11/2017 - 15h37

‘Buraco da Lacraia Ópera House’ encerra o 45º Fenata

O espetáculo ‘Buraco da Lacraia Ópera House’, do Rio de Janeiro (RJ), encerra a 45ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata), nesta quinta-feira (16), no Cine Teatro Ópera. A noite de premiação dos melhores do festival inicia às 20 horas. A promoção é da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, por meio da Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex/DAC), com suporte da Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG) e patrocínio oficial da CCR-RodoNorte, empresas e órgãos públicos municipais e estaduais.

Durante os 11 dias, a comissão julgadora avaliou as performances dos grupos para apontar os melhores nas categorias adulto e infantil/bonecos/animação (mostra competitiva). A comissão é formada pelo diretor Antoninho do Vale; a atriz e dramaturga Antônia Pereira Bezerra; o ator Dejayr Ferreira; a artista multiplataforma Leonarda Glück; e pela atriz Maite Schneider. Serão premiados o melhor espetáculo de cada categoria; melhores ator, atriz, ator e atriz coadjuvantes, direção, cenografia, figurino, maquiagem, iluminação, sonoplastia e texto original, além do melhor espetáculo apontado pelo júri popular.

O programa desta quinta-feira inicia às 14h, com o espetáculo ‘Paco e o Tempo’, do grupo Gestopatas, do Rio de Janeiro (RJ), na mostra de teatro infantil/bonecos/animação. Texto e direção são de Cecília Ripoll. Paco vive cheio de perguntas e curiosidades, sobre o tempo. Angustiando por estar sempre atrasado, decide que precisa conhecer o tempo, partindo para uma jornada cheia de surpresas, perigos e novidades. A encenação se utiliza de bonecos, máscaras e formas animadas, para abordar as relações de afeto que vão sendo estabelecidas ao longo da história.

A peça de encerramento do festival (hors concours), Buraco da Lacraia Opera House, é assinada pela diretora Letícia Guimarães, além de contar com produção executiva de Thamires Trianon e Luiz Orofino. Trata-se de um musical inspirado nas grandes casas de ópera, nos templos de expressão artística do mais alto padrão de requinte e estética. Com humor e deboche, faz críticas a temas da atualidade. O repertório é baseado nas músicas de videokê (clássicos da música brasileira e internacional).

Além de cantar, os atores também se utilizam da técnica ‘lipsync’, a dublagem dominada por transformistas e dragqueens, para viajar da Ópera de Paris até a Ópera Chinesa. O espetáculo conta com uma versão de ‘O Fantasma da Ópera’, seguida pela clássica ópera ‘Carmen’. Passam ainda por micaretas e pela música gospel. A cantora Simone Mazzer faz uma espécie de ‘prólogo’ para a apresentação do Buraco da Lacraia, preparado a plateia para a sequência do show. Mazzer é conhecida do público ponta-grossense, tendo feito o show de encerramento do 29º Festival Universitário da Canção (FUC), em 2016.

A programação do festival pode ser acessada no endereço www.uepg.br/fenata. Os ingressos podem ser adquiridos online pelo https://www.eventbrite.com.br/d/brazil--ponta-grossa/fenata/?mode=search.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

O projeto do 45º Fenata conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo ao Turismo (n° 12.066 - Decreto n° 10.670/2015), que dispõe sobre benefício fiscal e municipal (ISS e IPTU) para incentivadores de eventos geradores de fluxos turísticos para o município de Ponta Grossa. É também aprovado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ponta Grossa oferecendo aos patrocinadores os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei Bepe; além da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Patrocinam o festival a Concessionária CCR RodoNorte (patrocinadora máster há 14 anos), Sanepar, Colégio Sepam, Moinho Cidade Bella, VCG, Tratornew, Tratorcase, Magparaná, Beaulieu do Brasil e Supermercados Tozetto. São parceiros, a Fundação Municipal de Cultura, o CECI - Centro de Estudos Cênicos Integrados e o Grupo Porto Brasil. Apoiam o evento a Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, TV Educativa, TVM e os cursos de Turismo, Artes Visuais, Jornalismo e Turismo da UEPG, Acadêmicos Voluntários de diversos outros Cursos Superiores, os Projetos FocaFoto e o Projeto Cultura Plural.

O processo de captação de recursos/patrocínios e parcerias se estende até 31 de dezembro de 2017, ficando as marcas não veiculadas no material desse ano, divulgadas na próxima edição do FENATA. Veja como doar no AQUI.

Mais informações entrar em contato com a Coordenação no evento através dos e-mails 45fenata.uepg@gmail.com ou fenata@uepg.br, ou ainda através dos telefones (42)3220-3495 e 3220-3273.