Quinta-feira, 23 de novembro de 2017

14/11/2017 - 17h05 / Atualizada 14/11/2017 - 17h05

Bicen promove treinamento sobre acesso portais de pesquisa

A Biblioteca Central – Bicen Professor Faris Michaele da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu, nesta terça-feira (14), no PDE (Campus Uvaranas), o treinamento sobre o acesso ao Portal de Periódicos da Capes. A atividade teve a coordenação das bibliotecárias Ângela Maria de Oliveira e Ivani da Silva, com apresentação da representante da ITMS Group, Bruna Campos.

A representante da ITMS Group fez uma explanação geral das principais formas de acesso ao Portal de Periódicos da Capes e apresentou aos participantes as bases de dados do SciFinder, considerada a mais completa fonte de informações químicas, e o Annual Reviews, cujos acessos podem ser realizados via Portal de Periódicos. A Annual Reviews traz a síntese da literatura científica em todas as áreas do conhecimento e apresenta artigos com a revisão da literatura de um determinado campo de estudo.

O SciFinder Web, versão online do Chemical Abstracts, cobre as diversas áreas da Química, Processamento de Petróleo, Tintas, Revestimentos; Engenharia Sanitária, Poluição do Ar e da Água, Tratamento de Resíduos; Ciências Ambientais; Farmacologia, Toxicologia; Medicina Experimental; Biologia Celular e Molecular, Genética, Genoma, Proteoma; Bioquímica, Microbiologia, Enzimologia; Alimentos; Física, Química e Engenharia de Materiais, Polímeros, Elastômeros, Ligas, Cerâmica. A plataforma ainda indexa publicações de periódicos científicos, patentes, revisões, conferências, simpósios, dissertações e outras, a partir de 1800.

No treinamento, Bruna Campos destacou o uso de operadores booleanos para a montagem da estratégica de busca e o refinamento dos resultados para reduzir grandes números de itens recuperados e conseguir obter os documentos principais e precisos de interesse para as pesquisas. Ainda apresentou passos e possibilidades que facilitam o processo de localização da informação desejada.

As bibliotecárias da Bicen destacam que a vinda de representas de Editores do Portal da CAPES é uma oportunidade de esclarecer dúvidas, repassar dicas de pesquisas e de explorar todos os recursos para obtenção de documentos que envolvem os processos de levantamentos bibliográficos sobre os temas de pesquisa. A atividade registrou a presença de presentes professores e alunos da pós-graduação dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Farmácia, Química, Engenharia Sanitária, Ciências Biológicas e outras áreas afins.