Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

05/12/2017 - 12h04 / Atualizada 05/12/2017 - 14h16

Vencedores da OPMat recebem prêmios e certificados

A Olimpíada Ponta-grossense de Matemática é realizada anualmente em cinco níveis, de acordo com a escolaridade do aluno e visa estimular o estudo da matemática e a participação dos estudantes nas Olimpíadas Brasileiras da área

por Marilia Woiciechowski

Os vencedores da 5ª Olimpíada Ponta-Grossense de Matemática (OPMat) receberam as premiações em cerimônia realizada, em 02 de dezembro, no Cine Teatro Pax (Rua Dr. Antonio Russo, 28, Oficinas). Com realização através do Departamento de Matemática (Demat) e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da UEPG, a OPMat procedeu a entrega dos prêmios em cerimônia realizada em dois horários: 9h30 para alunos do nível júnior ( 5º ano do ensino fundamental); e às 14h para os alunos dos níveis 1, 2, 3 e 4. Os objetivos da OPMAT são estimular o estudo da matemática e a participação dos alunos nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática, influenciar na melhoria do ensino da matemática e detectar jovens talentos na área.

Para os alunos, a Comissão Organizadora da 5ª OPMat ofereceu troféus e medalhas para aqueles que obtiverem as maiores pontuações. Foi entregue um troféu para o primeiro colocado em cada nível (júnior, 1, 2, 3 e 4) de cada segmento escola pública e escola particular (10 troféus); e medalhas de ouro para os cinco primeiros colocados de  cada nível (25 medalhas). Também foram premiados com medalhas de prata os alunos que ocuparem do 6º ao 15º lugar. Pro nível, as medalhas de bronze foram entregues para os alunos das escolas públicas; e para os alunos das escolas particulares. Ainda foram concedidas medalhas e/ou certificados de menções honrosas a critério da comissão organizadora.

O professor do aluno primeiro colocado em cada nível (júnior, 1, 2, 3 e 4) de cada segmento: escola pública e escola particular recebeu um troféu; e todos os professores de alunos premiados receberam certificados de congratulações. Também foi entregue um troféu para a escola do aluno primeiro colocado em cada nível (júnior, 1, 2, 3 e 4) de cada segmento: escola pública e escola  particular (10 troféus). Todas as escolas que participarem da OPMat receberam certificado de congratulação. Trata-se de uma competição dedicada aos alunos das escolas públicas e particulares do município de Ponta Grossa que estejam cursando o 5º ano do ensino fundamental I ou do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental II ou o ensino médio ou que, tenham concluído este nível de ensino, há menos de um ano e não tenham ingressado em nenhum curso superior.

Níveis, Início e Inscrições

A Olimpíada Ponta-grossense de Matemática é realizada anualmente em cinco níveis, de acordo com a escolaridade do aluno: Nível Júnior (para alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental), quando da realização da primeira fase da OPMat;  Nível 1 (para alunos matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental ) com realização na primeira fase da OPMat;  Nível 2 - para alunos matriculados no 8º o ou 9º ano do Ensino Fundamental -   realização na primeira fase; Nível 3 - para alunos matriculados na 1ª ou 2ª série do ensino médio quando da realização da primeira fase da OPMat;  Nível 4 - para alunos matriculados na 3ª série ou 4ª série do ensino médio ou que, tenham concluído este nível de ensino, há menos de um ano e não tenham ingressado em nenhum curso superior, quando da realização da primeira fase da OPMat.

Com início da primeira fase do evento, em 24 de junho de 2017, no Campus de Uvaranas, a 5ª OPMat registrou 1502 inscrições envolvendo 44 escolas do município de Ponta Grossa, da rede particular e estadual de ensino, da 6ª série à 3ª série do ensino básico, divididos em quatro níveis de aplicação, de acordo com a sistemática apresentada nas últimas edições. Para a organização, o evento abre oportunidade para os alunos participantes terem uma vivência expressiva no estudo da Matemática – e a aproximação com diversos aspectos desta área do conhecimento.

A Empresa Junior Engenharia da Computação (EJEC) desenvolveu a OPEMat 2017 e contou com o apoio do Laboratório de Pesquisa em Banco de Dados (LPB); Copelic – Portal das Licenciaturas; Nutead (Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância); e PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). O evento teve patrocínio do Governo Federal e Caixa Econômica. A lista com os vencedores da quinta edição da OPMat encontra-se disponível em (http://sites.uepg.br/olimpiada/assets/2017/Resultado_5_OPMat_2017.pdf).

VEJA A GALERIA DE FOTOS DOS PREMIADOS AQUI