Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

06/12/2017 - 14h20 / Atualizada 06/12/2017 - 14h34

Pós em Ciências da Saúde registra primeira defesa

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGCS-UEPG) teve sua primeira defesa nesta terça-feira, 5 de novembro. A mestranda Daniele Brasil apresentou a dissertação “Análise Espaço-temporal e Epidemiológica da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida dos Pacientes em Terapia Antirretroviral em Município do Centro-sul do Brasil”.

Daniele é professora do curso de Enfermagem da UEPG e Enfermeira no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG). Seu interesse no mestrado foi em obter maior qualificação profissional. Ela destaca que o programa foi um dos primeiros da universidade que deram a oportunidade para o ingresso de profissionais de sua categoria.

O trabalho de Daniele foi desenvolvido a partir do grupo de pesquisa organizado por seu orientador. A dissertação trouxe dados da incidência de HIV/AIDS em Ponta Grossa entre os anos de 2002 a 2015, observando aspectos como o perfil dos pacientes, a distribuição espacial dos casos e possíveis tendências para o surgimento de novos casos. Participaram da banca avaliadora os professores Erildo Vicente Müller (orientador), Pollyana Kássia de Oliveira Borges (integrante do PPGCS) e Milene Zanoni da Silva (convidada externa).

A apresentação também contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Osnara Maria Mongruel Gomes, da diretora do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa), Fabiana Mansani, e da coordenadora do PPGCS, Ana Cláudia Garabeli Cavalli Kluthcovsky. Osnara aproveitou a ocasião para parabenizar os professores pela responsabilidade e comprometimento com o mestrado, enquanto Fabiana destacou a oportunidade de integrar todos cursos do setor em um programa, e qualificar seus respectivos professores e egressos. Segundo Ana Cláudia, uma nova fase do mestrado se inicia. “Começamos a colher os frutos do nosso trabalho”.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde teve início em abril de 2016, com 22 docentes e uma turma de 23 mestrandos. Em apenas um ano, o número de docentes aumentou para 29, e o programa teve 30 ingressantes. O PPGCS tem caráter interdisciplinar e reúne professores de 8 departamentos distintos. Seu objetivo é formar recursos humanos qualificados para o ensino, pesquisa, inovação e extensão na área da Saúde.

texto: Taís Borges de Macedo