Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

06/12/2017 - 16h36 / Atualizada 07/12/2017 - 09h01

PDE encerra atividades pedagógicas de 2016/2017

por Carlos Alberto Mayer

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu nesta quarta-feira (6), no Campus Uvaranas, a solenidade de encerramento das atividades de 2016/2017, do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). O ato foi comandado pela professora Vera Lúcia Martiniak, coordenadora geral do PDE na instituição, e contou com as presenças das professoras Ivete Zarochinski e Tânia Maria Gomes, representando o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa; Sandra Mara Dias Pedroso, coordenadora do PDE do NRE de Ponta Grossa; Cecília Lopes Camargo e o professor Luiz Alberto Callado, coordenadores do PDE de Wenceslau Brás; além do palestrante, professor Donizeti Pessi, da UEPG.

O objetivo do encontro de encerramento das atividades de formação continuada, para a turma de 2016, foi o de promover a avaliação e a reflexão sobre a importância da participação de todos no programa. Além disso, buscou dar oportunidade de socializar práticas que tiveram êxitos, implementadas no âmbito das escolas estaduais, enriquecidas pelos conhecimentos adquiridos nesses processos.

O objetivo do PDE é proporcionar aos professores da rede pública estadual subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, e que resultem em redimensionamento de sua prática. O PDE oferece cursos e atividades nas modalidades presencial e a distância e disponibiliza apoio logístico e meios tecnológicos para o funcionamento do programa.

A orientação pedagógica está fundamentada nos princípios educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e nas respectivas diretrizes curriculares. Em sua manifestação, a professora Vera Lúcia Martiniak frisou que o PDE é uma política pública de Estado que promove o relacionamento entre os professores do ensino superior e os da educação básica, por meio de atividades teórico-práticas sob orientação, tendo como resultado a produção de conhecimento e mudanças de qualidades na prática educacional da escola pública no Paraná.

A coordenadora ressaltou que a conclusão do programa culmina com a realização deste seminário que promove uma reflexão e avaliação sobre a formação vivenciada durante os dois anos. O evento também celebra os dez anos de existência do programa e ainda reforça o objetivo de estar voltado à melhoria gradativa da educação pública paranaense. Martiniak aproveitou para parabenizar todos os professores PDE pelo trabalho desenvolvido nas escolas públicas, pois os resultados foram as inovações aplicadas na prática pedagógica e o compromisso assumido nos dois anos.

Durante a palestra, proferida pelo professor Donizeti Pessi, do Departamento de Educação da UEPG, o tema versou sobre o desenvolvimento da atividade de professor. Para ele, ser professor é uma das missões das mais arriscadas. “O poder que o professor recebe, pode ser empregado tanto para a construção, quanto para a destruição”, analisou. Ele explicou que ninguém pode ser professor por conveniência. Se alguém que pensa em estar professor, mas não tiver vocação para tal, o melhor a fazer é mudar de profissão. Um professor não pode estar professor, mas, na verdade, ele tem que sê-lo na sua mais pura essência. E é por isso que essa atividade envolve enormes responsabilidades. Pessi também abordou a questão da inovação dentro das escolas. Ensinou que inovação é uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. “Hoje, a inovação é mais usada no contexto de idéias e invenções, bem como na exploração econômica”. Ao final, foi amplamente aplaudido, ocasião em que os presentes puderam trocar informações sobre suas respectivas experiências pedagógicas.