Sábado, 20 de janeiro de 2018

« voltar

13/12/2017 - 17h15



Fórum debate políticas públicas para formação de educadores


por Assessoria de Imprensa

Nesta terça-feira (12), integrantes do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Paraná se reuniram para debater as políticas de formação de professores nas instituições de ensino superior público do Paraná; e também para apresentar os dados regionais dos professores da Rede Estadual de educação Básica. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Um dos focos das discussões foi a formação dos educadores em relação as disciplinas que lecionam. A professora Gilian Cristina Barros, da Secretaria de Educação (SEED), destacou a importância de mapear as áreas de conhecimento, as demandas e formação dos docentes para atuar nessas áreas. “São cerca de 6 mil docentes de geografia no estado, mas apenas 4,2 mil deles possuem licenciatura na área. É necessário reverter esse cenário, principalmente, nas regiões mais carentes, como quilombolas e escolas que estão localizadas em comunidades mais afastadas”.

Durante a reunião, também destacou-se a importância de incentivar os projetos que promovam a formação continuada dos educadores. “No Paraná cerca de 80% dos professores estaduais possuem curso de especialização e 5% têm o título de mestre e pretendemos continuar incentivando a formação continuada dos educadores”, pontuou a superintendente da SEED, Ines Carnieleto.

Os representantes das universidades estaduais apresentaram propostas para incentivar a oferta de cursos de licenciatura. O pró-reitor de graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Arcanjo de Freitas Júnior, explicou que além de aumentar a oferta “é necessário evidenciar a diferença de um bacharelado para uma licenciatura. Precisamos desenvolver a interdisciplinaridade na formação, preparar os professores para desenvolver a acessibilidade nas salas de aula. Ou seja, formar um educador mais completo”.

Presença

Participaram da reunião representantes da SETI, da SEED, das sete Universidades Estaduais, da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP), do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE), do Conselho Municipal de Educação de Curitiba (CMEC), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), do Fórum Permanente das Licenciaturas, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime), da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Fórum

O Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente é um órgão colegiado criado para atender à Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, conforme o Decreto 6.755/2009 do Ministério da Educação. Sua finalidade é organizar a formação inicial e continuada de professores da rede pública de ensino em sistema de colaboração entre União, Estado, Município e Distrito Federal.

fonte: www.seti.pr.gov.br

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2018 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG