Terça-feira, 24 de abril de 2018

15/12/2017 - 13h13 / Atualizada 24/01/2018 - 11h18

UEPG e universidade boliviana firmam acordo de cooperação

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) firmou convênio coma Universidad Mayor, Real e Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca (USFX). A assinatura ocorreu em 6 de dezembro último, em evento realizado na universidade boliviana, localizada em Sucre (BOL), sendo signatários a pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, professora Marilisa do Rocio Oliveira, representando a Reitoria da UEPG, e o reitor e vice-reitor da USFZ, Eduardo Rivero Zurita e Walter Arizaga Cervantes.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, os primeiros contatos com a instituição boliviana se deram em setembro deste ano, quando uma comitiva da USFX participou da programação do Congresso Internacional de Administração – ADM 2017, promovido pela UEPG e instituições parceiras. Na ocasião, em visita ao gabinete da Reitoria, os bolivianos manifestaram, ao reitor Luciano Vargas e à vice-reitora Gisele Alves Quimelli, a intenção de realizar uma edição do ADM na Bolívia.

Como resultado desse primeiro encontro, a professora Marilisa do Rocio Oliveira, acompanhada do servidor Albino Szezs Júnior, do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), foram à Bolívia, para tratar da realização do ADM na USFX, bem como definir detalhes do acordo de cooperação técnico-cientifica entre as instituições, por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI). O acordo prevê o intercâmbio entre as instituições na oferta de cursos de mestrado e doutorado, com dupla titulação; mobilidade estudantil e docente, o desenvolvimento conjunto de projetos acadêmicos e de pesquisa e a troca de experiências com a incubadora de empresas, economia solidária e empreendedorismo.

O vice-reitor Walter Arizaga afirma que a formalização desse acordo interinstitucional facilitará a realização de projetos de intercâmbio e mobilidade entre as duas instituições, destacando as tratativas para realização do ADM 2018 em Sucre, tendo à frente a Faculdade de Contabilidade Pública e Ciências Financeiras, que se encarregará da organização do evento, envolvendo todas as áreas do conhecimento.

Para a professora Marilisa do Rocio Oliveira, a visita à USFX resultou em uma parceria que trará resultados significativos para a UEPG, no seu processo de internacionalização. “A cooperação da USFX na organização do ADM 2018, dará base aos laços entre diferentes universidades da América Latina, especialmente em temas relacionados com a formação stricto sensu”, disse. De 30 de janeiro a 3 de fevereiro, a UEPG deverá receber nova comitiva boliviana para dar continuidade ao processo de aproximação entre as instituições, devendo reunir-se com representantes de diversos órgãos de interesse para parcerias.