Sábado, 20 de janeiro de 2018

21/12/2017 - 15h38 / Atualizada 22/12/2017 - 08h33

UEPG participa de reunião sobre respeito à diversidade

Trata-se do encontro de um ano do Pacto Universitário pela Educação em Direitos Humanos promovido pelo Ministério da Educação (Brasília – DF) que reuniu 88 participantes entre professores, pró-reitores, coordenadores de área e gestores

por Marilia Woiciechowski

Como integrante do Comitê do Pacto Universitário pela Promoção ao Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e Direitos Humanos, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a pedagoga Iomara Favoretto representou a instituição em encontro sobre o tema realizado em Brasília (DF), nos dias 05 e 06 de dezembro. A promoção do Ministério da Educação ocorreu no edifício sede da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e registrou um ano de atividades do Pacto Universitário pela Educação em Direitos Humanos, reunindo 88 participantes entre professores, pró-reitores, coordenadores de área e gestores.

Os presentes no evento representaram IES (Instituições e Ensino Superior) de todas as regiões do Brasil – 46 delas públicas, e 21 privadas. A realização do encontro se constituiu na oportunidade para a troca de experiências sobre o tema a partir da rede instituída pelo Pacto. Na ocasião, Iomara destacou que a UEPG mantém várias ações em direitos humanos que têm desenvolvimento através de projetos, eventos, cursos e programas de extensão e em disciplinas da graduação e da pós-graduação da área na instituição. “Nós vivemos em uma sociedade marcada pela exclusão, e por conflitos estruturais”, disse a pedagoga, salientando que, “portanto, cabe o compromisso da universidade pela promoção dos direitos humanos que passa obrigatoriamente pela educação superior junto ao Comitê do Pacto.

Pacto e Ações

Vinculado à Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais), o comitê responsável pelo Pacto na UEPG junto ao MEC é formado por representantes docentes da comunidade interna e externa, e por funcionários. Participam do comitê Iomara Favoreto, Nei Alberto Salles Filho, Marilisa do Rocio Oliveira , Sonia Santos, Cristina Yaub, Márcio Ornat, Ana Bourguignon e Patrícia Giardini. Ao longo dos dois dias do encontro, cinco grupos de trabalho discutiram as ações que suas respectivas instituições vêm realizando para o fortalecimento da educação em direitos humanos no ambiente universitário nos cinco eixos do Pacto: ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência comunitária.

A solenidade de abertura do evento contou com a presença da secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC (Secadi), Ivana de Siqueira; do secretário adjunto de Cidadania do Ministério de Direitos Humanos, Herbert Barros; da presidente do INEP, Maria Inês Fini; do secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC (Sase), Marcos Silva Ozório; representante do Conselho de Reitores das Universidades Brasiliras (CRUB) e da Reitora do Instituto de Educação Superior de Brasíla, Eda Coutinho; da representante da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias, Jaira Maria Alba Puppim; e do representante da Secretaria de Educação Superior do MEC (Sesu), Rubens Martins. O final dos trabalhos registrou breve relato de cada grupo sobre as potencialidades para o Pacto em 2018; bem como acerca da interlocução com o Ministério da Educação para questões relativas às ações voltadas sobre como avançar o Pacto e como aperfeiçoar suas ações.