Sábado, 20 de janeiro de 2018

02/01/2018 - 09h18

Agipi destaca ações de 2017 e ressalta otimismo para este ano

A equipe da Agipi encerra o ano com várias ações positivas de desenvolvimento institucional e de fortalecimento de iniciativas junto ao meio empresarial

por Marilia Woiciechowski

O diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) da UEPG, Ricardo Antônio Ayub, e equipe do setor destacam as atividades desenvolvidas ao longo de 2017, considerando nesta jornada o registro de 11 novos pedidos de patentes. Ayub diz que se somam a esses números o ajuste de titularidade com a Universidade de Joinville e um processo de restauração de patente concedida junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual). Como relata o diretor, ao todo, a Agipi gestiona 86 depósitos de pedidos de patente, 02 patentes concedidas, sendo uma delas junto ao escritório de patentes dos EUA (USPTO), além de 05 registros de programas de computador.

Três novos contratos foram celebrados no âmbito dos processos de Transferência de Tecnologia. O contrato firmado com a empresa Forward Química Brasil LTDA estabelece um regime de mútua cooperação técnica e científica com vistas ao desenvolvimento e validação em escala industrial; e quatro depósitos de pedido de patente na área de Odontologia. Outro acordo ocorreu com a empresa Agrocete Indústria de Fertilizantes LTDA, para o desenvolvimento e execução conjunta de ações, programas e projetos na área de produção, formulação e qualidade de inoculantes bacterianos para culturas agrícolas. Ainda ressalta-se a renovação de um acordo de cooperação técnico-científica com a empresa Águia Sistemas S/A, para desenvolvimento e validação de dois pedidos de patente de invenção na área de novos materiais (Cimentos Geopoliméricos, Placas Cimentícias e seus processos de produção).

Outras Ações

A equipe da Agipi participou de nove eventos de âmbito nacional, estadual e local. Nestes espaços, a equipe se empenhou em estabelecer novos contatos na área e consolidar os já existentes. O diretor da Agipi salienta que o objetivo principal foi manter a Agência atualizada e conectada com as redes temáticas de Propriedade intelectual, transferência de tecnologia e de Inovação das quais é parte integrante. Para exemplificar cita o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia ( FORTEC), Núcleos de Inovação Tecnológica do Paraná (NITPAR), Parque Tecnológico Virtual (PTV/PR)e do Território de Inovação dos Campos Gerais (ICG/SEBRAE/PMPG).

Outra ação registrou-se no âmbito das políticas institucionais, quando a Agipi contribuiu para a consolidação das atividades de Pesquisa, através da Resolução CEPE 22/2017 e da Resolução CA Nº 241 / 2017, a qual regulamenta o processo de Opinião Preliminar de Pedido de Patente junto ao INPI. No FORTEC, a Agência contribuiu para a efetivação de exames prioritários de pedidos de patente oriundos das Instituições de Ciência e Tecnologia, através da resolução INPI Nº 191/2017. Em âmbito estadual, A Agência procedeu ao cadastramento da UEPG, na condição de entidade executora junto ao programa SEBRAETEC – Serviços em Inovação e Tecnologia o qual visa facilitar o acesso das pequenas empresas aos serviços tecnológicos melhorando assim sua capacidade competitiva.

Convite, Prédio e Satisfação

O professor doutor Ricardo Ayub cita que a Agipi disponibiliza também, além do material de apoio disponível no seu site (www.uepg.br/agipi), curso gratuito online, Propriedade Intelectual como Ferramenta de Gestão (https://ead.uepg.br/apl/moocs/curso/detalhes/propriedade-intelectual-como-ferramenta-de-gestAo---mooc/261/). Neste aspecto, responde à sua atividade regular, ou seja, a disseminação da cultura da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia, junto à comunidade universitária, Comitê PIBIC e PIBITI, através de cursos, palestras, orientação de estágios, redação e negociação de memorandos de oferta de tecnologia. Para 2018, o diretor da Agipi convida professores para atuar na área de incubação de empresas como voluntários. Ayub ainda considera para este ano intensificar contatos com o deputado estadual Marcio Pauliki (PDT), na busca de viabilizar recursos para a construção do prédio da Agipi, que segundo o diretor fortalecerá as ações da Agência no âmbito da incubação de empresas.

Apesar das adversidades vividas em 2017 e da expectativa dos novos desafios deste ano, Ricardo Ayub ressalta que a Agência esta preparada para novas e importantes conquistas - e aguarda o resultado de um projeto envidado à Fundação Araucária para poder contratar dois novos colaboradores no início do ano letivo. Para Ayub, a efetiva participação dos professores é vital para o avanço das negociações com a iniciativa privada. “Não basta apenas termos patentes no currículo do professor, mas sim a sua transferência ao meio empresarial”. O professor frisa a satisfação da equipe Agipi pelos resultados de ações desenvolvidas em 2017 - e reforça o otimismo em relação a resultados positivos para este novo ano que se inicia, tendo como referência as conquistas do trabalho da Agipi nos últimos anos.