Sábado, 20 de janeiro de 2018

09/01/2018 - 12h54 / Atualizada 09/01/2018 - 14h05

HU-UEPG ganha ala de cirurgias pediátricas

O atendimento pediátrico se consolida no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG), com o início das atividades da ala de cirurgias pediátricas, nesta segunda-feira (8). O novo serviço atende crianças de 0 a 14 anos dos 12 municípios abrangidos pela 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, que necessitam de cirurgias de emergência. A estimativa é de que seja suprida uma demanda mensal de até 60 cirurgias de apendicite (mais de 90% dos casos), hérnia enclausurada e torção de testículo, entre outras.

A entrega dos novos leitos foi marcada em ato simbólico, nesta segunda-feira, com a presença dos secretários estaduais Michele Caputo Neto, da Saúde, e João Carlos Gomes, da Ciência Tecnologia e Ensino Superior; dos prefeitos Marcelo Rangel, de Ponta Grossa, e Luiz Blum, de Ipiranga; dos deputados Sandro Alex (federal) Márcio Pauliki (estadual); do juiz federal Antônio César Bocheneck; do reitor Carlos Luciano Vargas; da vice-reitora, Gisele Alves de Sá Quimelli; e do diretor geral do HU-UEPG, Everson Augusto Krum, entre dirigentes universitários e hospitalares, acadêmicos, residentes e corpo clínico e técnico do hospital.

De acordo com o diretor do HU, a estrutura da ala de cirurgia pediátrica recebeu investimentos de R$ 100 mil em equipamentos, além dos recursos de custeio e contratação de profissionais, que ao longo de ano devem chegar a cerca de R$ 1,8 milhão. “São quatro pediatras contratados, se revezando em plantão permanente para o atendimento de emergências, além da equipe de enfermeiros e cirurgiões pediátricos que já faziam parte do corpo clínico e técnico do HU”.

Everson Krum destaca que, a partir da oferta deste novo serviço, a principal conquista para a população é a permanência da criança na região junto com seus pais e familiares, evitando-se deslocamentos para Curitiba e outras cidades. “Além do atendimento especializado e rápido, sem dúvida, esse é o grande benefício para os usuários do SUS nos Campos Gerais”, afirma.

Para Krum, agora o HU se consolida como um hospital de referência na área materno-infantil, contando em sua estrutura com uma Maternidade, UTI Neonatal e Pediátrica, além de uma série de outros serviços, que fortalecem também a área de ensino, com envolvimento de residentes médicos e multiprofissionais e alunos de graduação de vários cursos. “Alunos de Medicina agora poderão fazer o internato em Pediatria no próprio hospital”.

Destacando a evolução do HU, que desde 2011 vem recebendo investidos vultosos do Estado, o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, disse que a nova ala pediátrica contempla o objetivo do governo Beto Richa, de ampliação da oferta de serviços à população. “Fortalecendo a estrutura do hospital e reduzindo a necessidade de transferência de pacientes para outras cidades, damos um passo para resolver um problema crônico dos Campos Gerais, que é o atendimento pediátrico”, pontuou. No cumprimento desse objetivo, ressaltou a importante parceria com o Município e a UEPG e o trabalho conjunto com representantes do Legislativo e, agora, também do Judiciário. “É a união dos poderes em prol da saúde de Ponta Grossa”, disse, ao afirmar que “sem saúde não há desenvolvimento sustentável”.

A parceria entre Município, UEPG e Governo do Estado também foi reverenciada pelo prefeito Marcelo Rangel, enaltecendo a participação do deputado Sandro Alex na viabilização da oferta do novo serviço de cirurgia pediátrica do HU e na destinação de recursos para o Hospital Criança João Vargas de Oliveira e para o Hospital Municipal Amadeu Pupi, que recebem pacientes de toda região, integrando-se à rede de saúde dos Campos Gerais. “O atendimento às crianças é prioridade nosso governo”, afirmou, relacionando também investimentos feitos na área da educação.

O deputado federal Sandro Alex igualmente destacou a cooperação entre os governos municipal e estadual, para dotar os hospitais públicos e privados da cidade e região das condições de atendimento às demandas da população dos Campos Gerais. Enumerou emendas parlamentares que apresentou, possibilitando investimentos em obras e aquisição de equipamentos que ampliaram a capacidade da rede regional de atenção à saúde. Anunciou ainda proposta de emenda orçamentária de R$ 600 mil para o Hospital da Criança, em complemento a outros R$ 600 mil destinados ao hospital pela Justiça Federal; e mais verba para a aquisição de um duodenoscópio e um manômetro, para o setor de gastroenterologia do HU.

O secretário João Carlos Gomes evidenciou a atuação do secretário Michel Caputo Neto, em ação conjunta das secretárias estaduais da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “As universidades têm recebido grandes investimento na área da saúde, por meio da visão do secretário Michele Caputo, que reconhece também a importância das pessoas, da qualificação e da gestão de recursos humanos para a humanização do atendimento em saúde”, diz. “Sem dúvida esse é um grande dia para nossa região, que recebe mais um serviço essencial para o atendimento de nossas crianças”.

“Parcerias como a que se materializa nessa data foram de grande importância para o crescimento do HU, desde 2011, quando ainda estava sob a gestão da Secretaria de Estado da Saúde; e depois de 2013, já sob o gerenciamento da UEPG”, disse o reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas. Ele destaca especificamente os recursos destinados pelo deputado federal Sandro Alex, por meio de emendas orçamentárias. Ressalta também, os benefícios que tais conquistas trazem para a área do ensino, atraindo profissionais de várias regiões do país. “A cada serviço ofertado à população, a cada turma de alunos da graduação e de residências a imagem do HU se propaga como um hospital de referência e de qualidade”.