Terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

30/01/2018 - 12h45

Residência em Gestão Ambiental encerra inscrições dia 31

O programa de residência técnica visa a proporcionar a prática acadêmico-pedagógica aos alunos da Especialização em Engenharia e Gestão Ambiental – Residência Técnica que será realizada na modalidade de educação a distância,

Interessados em participar da seleção da Residência Técnica (RESTEC) Engenharia e Gestão Ambiental podem se inscrever até esta quarta-feira (31). As inscrições (R$ 120,00) são realizadas exclusivamente pela internet através do link www.cps.uepg.br/externos. Implementado em parceria com instituições de ensino superior do Paraná, o programa de residência técnica visa a proporcionar a prática acadêmico pedagógica aos alunos do curso de Especialização em Engenharia e Gestão Ambiental – Residência Técnica, contribuindo no seu desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho. Na UEPG, o curso de especialização em Engenharia e Gestão Ambiental – Residência Técnica, do Programa de Residência Técnica terá como unidade responsável o Departamento de Engenharia Civil, sob a coordenação pedagógica do Professor Marcos Rogério Széliga.

No ato da inscrição, o candidato fará a opção pelo polo onde pretende concorrer, e no qual serão realizadas as atividades presenciais do Curso de Especialização em Engenharia e Gestão Ambiental – Residência Técnica; pelo município, onde será realizada a Residência Técnica; e pelo cargo em que pretende concorrer; e cidade de preferência para realizar a prova objetiva. O candidato deve estar atento para o término do prazo para pagamento da taxa de inscrição (em toda a rede bancária autorizada) – 1º de fevereiro de 2018. Decorridos dois dias úteis após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá consultar se ocorreu a efetivação do pagamento, acessando o site http://cps.uepg.br/externos.

Seleção e Atividades

O Curso de Especialização em Engenharia e Gestão Ambiental – Residência Técnica, do Programa de Residência Técnica será realizado na modalidade de educação a distância, de março de 2018 a agosto de 2020. Terá carga horária total de 500 (quinhentas horas) incluindo módulo básico, módulo específico e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) O Processo de Seleção será planejado, organizado e executado pela Coordenadoria de Processos de Seleção  (CPS) da UEPG. Trata-se de processo de seleção que visa o preenchimento de cem vagas para residentes técnicos, distribuídos em seis polos, onde serão realizadas as atividades presenciais do Curso de Especialização em Engenharia e Gestão Ambiental – Residência Técnica, como webconferências, seminários, avaliações e defesa de TCC.

Com relação às atividades, os residentes técnicos estarão envolvidos em ações de ordem prática em conformidade com o Manual do Residente Técnico, disponível para consulta em www.cps.uepg.br/externos. Além da gratuidade do curso de especialização, o residente técnico selecionado receberá 24 bolsas-auxílio de R$ 1.900,00, sendo pagas uma por mês. Os candidatos classificados e selecionados serão matriculados no Curso de Especialização em Engenharia e Gestão Ambiental – Residência Técnica, do Programa de Residência Técnica ofertado pela UEPG. A participação no Programa de Residência Técnica, na qualidade de residente técnico, não gera vínculo empregatício de qualquer natureza e ocorre mediante a assinatura de termo de compromisso (assinado) por parte do residente técnico (disponível em www.cps.uepg.br/externos).

A carga horária para as atividades práticas da residência técnica a ser desenvolvida pelos bolsistas residentes será de 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira, sendo a carga teórica do curso realizada em ambiente virtual. Para se inscrever, o candidato deverá ter concluído, no período de 31 de janeiro de 2015 a 31 de janeiro de 2018, curso de graduação em nível superior nas áreas dos cargos mencionados em edital. (Lei no 16.020/2008), disponível em www.cps.uepg.br/externos. O candidato também não deverá possuir renda ou auferir qualquer tipo de remuneração ou salário (o que deverá ser declarado no ato da matrícula, que será realizada nos dias 8 e 9 de março de 2018.

A aplicação das provas será em 25 de fevereiro de 2018.  O Edital com o resultado final do Processo de Seleção estará disponível em www.cps.uepg.br/externos às 17h30min do dia 5 de março de 2018.