Terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

05/02/2018 - 09h20

Jornalismo promove semana pedagógica

O Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inicia as atividades acadêmicas de 2018 com a Semana Pedagógica, que acontece de 5 a 7 de fevereiro, de manhã e à tarde. A programação conta com a palestra “Saúde Mental no Contexto Acadêmico: Desafios e Possibilidades de Cuidado”, a ser ministrada pelo psicólogo Braz Trajano, na tarde de terça-feira (6). Formado em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará, Trajano atua com saúde mental infanto-juvenil no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS IJ) Ponta Grossa, além do atendimento clínico particular.

A programação da Semana Pedagógica inclui ainda a avaliação do processo de ensino no Curso de Jornalismo no decorrer de 2017 pelo conjunto de professores e estudantes, com a participação do Centro de Acadêmico de Jornalismo João do Rio (Cajor). A coordenadora de Jornalismo, Hebe Gonçalves, explica que a Semana Pedagógica tem sido uma prática no Curso na abertura de períodos letivos, mas que, neste ano, “a abordagem sobre saúde mental por um profissional da área de psicologia será o grande diferencial para orientação, principalmente aos professores, com foco a atenção aos estudantes”.

A proposta de iniciativa do Colegiado de Jornalismo foi aprovada também pelo Departamento de Jornalismo em dezembro passado. “Nós, professores, precisamos compreender o comportamento das novas gerações no contexto da atual sociedade, impactada por grandes transformações. Precisamos buscar a orientação de profissionais da psicologia, psicopedagogia, entre outras áreas, para melhor condução do processo pedagógico”, observa Gonçalves.

A coordenadora Geral do Cajor, Ana Letícia Istschuk, ressalta a presença do estudantes na Semana Pedagógica: “Para o Cajor, a participação é muito importante e necessária para a construção de um ano letivo mais satisfatório para todos. O diálogo entre alunos e professores é produtivo e benéfico, pois a troca de experiências possibilita promover atitudes para a melhoria do funcionamento do curso”. A estudante destaca ainda: “A Semana Pedagógica é o momento certo para os estudantes, figuras mais afetadas pelo funcionamento do curso, apresentarem suas demandas e opiniões. Por isso, incentivamos a participação dos acadêmicos. Esperamos, assim, que o resultado da Semana Pedagógica seja positivo e que abra mais espaço de conversa entre os envolvidos.”

Voltada somente aos professores e estudantes de Jornalismo, a Semana Pedagógica prevê ainda dar início ao processo de avaliação do novo Projeto Pedagógico, implantado em 2015, com perspectivas para adequação curricular a ser encaminhada até 1º de julho para apreciação interna da UEPG, a fim de entrar em vigor em 2019. A programação da Semana Pedagógica inclui ainda a elaboração, pelo conjunto de professores e estudantes, das atividades de Recepção aos Calouros para o início das aulas em 19 de fevereiro.