Terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

09/02/2018 - 14h34 / Atualizada 09/02/2018 - 14h57

Professor da UEPG profere palestra em congresso no México

O doutor em Educação Érico Ribas Machado, do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG, vai proferir palesta que trata do tema “Pedagogia social e educação social no mundo” na aberura do evento

por Marilia Woiciechowski

O professor doutor Érico Ribas Machado, do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG, vai participar da Conferência Internacional “Pedagogia social e educação social: conectando tradições e inovações” que desenvolve programação nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro de 2018, na Universidade Benemerita Autônoma de Puebla (México), nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro de 2018. Além deste evento em que vai proferir palestra no espaço inaugural do congresso que trata do tema “Pedagogia social e educação social no mundo”, Érico profere palestra e ministra minicurso na área na Universidade Veracruzana na cidade de Poza Rica naquele país.

Juntamente com a professora doutora Ángela Janer, da Universidade Autônoma de Barcelona, Érico Machado está como conferencista na abertura do evento da Universidade Benemerita Autônoma de Puebla, representando a nova geração de pesquisadores de pedagogia social no mundo. Como conferencistas do espaço também estão os professores doutores Xavier Ucar, da Universidade Autônoma de Barcelona e presidente da Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social; e Lisbeth Eriksson da University West and Linköping (Suécia). Estes como pesquisadores há mais tempo na área. No evento, o professor Érico vai tratar das pesquisas que realizou no doutorado e daquelas que vem desenvovendo no Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia Social e Educação Sociail (Nupepes) da UEPG.

A Conferência Internacional “Pedagogia social e educação social” vai reunir acadêmicos e profissionais, na busca de fomentar diálogos entre a teoria e prática na área. O evento é realização da Associação de Pedagogia (México), contando com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Pedagogia Sociale Cultural da Universidade do Estado do Arizona; Universidade Autônoma de Puebla; da Rede Mexicana de Pedagogia Social; e de associações internacionais afins. A programação se desenvolve no campus da Universidade Autônoma de Puebla e tem como finalidade promover o diálogo entre campos afins da educação social e da pedagogia social, entre tradições históricas e inovações nesses campos, entre teoria e práctica, e entre acadêmicos e educadores de diferentes partes do mundo. O congresso será bilingue (inglês-espanhol), e vai contar com apresentações acadêmicas e com oficinas práticas.