Terça-feira, 24 de abril de 2018

« voltar

15/03/2018 - 08h59 / Atualizada 04/04/2018 - 15h12



UEPG prepara o servidor em vias de aposentadoria


por Carlos Alberto Mayer

Desde 2017, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está desenvolvendo o projeto “Vou me aposentar e agora?”. De acordo com a Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT), idealizadora desse programa, levado a efeito de agosto a dezembro, houve uma média de 35 participantes que aceitaram contribuir com experiência de um planejamento para a aposentadoria.

Depois de levantamentos feitos pela PRORH, foi constatado que uma boa parcela de servidores se dão bem com a aposentadoria e encontram novas alternativas para continuarem a vida, sem os antigos compromissos habituais profissionais. Mas também foi detectato que outra parcela, após passar 30 ou 40 anos de exercício de suas atividades dentro da instituição, sem nunca ter pensado que um dia iria ter que passar para a inatividade, não se preparou para esse momento tão importante. E depois que se aposenta, alguns desses servidores se vêem, de certa forma, "perdidos", sem saberem o que fazer e sem ter construído uma plataforma de sustentação, até psicológica, com outras atividades, mesmo que voluntárias, fora das atividades costumeiras do seu antigo local de trabalho.

Por isso, a PRORH chegou à conclusão que a preparação para a aposentadoria é de extrema importância. E diante desse contexto, o projeto busca possibilitar um bom encaminhamento para que os servidores públicos da UEPG que se encontram com expectativa de três a cinco anos de sua aposentadoria, possam fazê-lo com a motivação de construir um novo projeto de vida, por meio de ações informativas e reflexivas. Nesta segunda edição, o projeto “Vou me aposentar e agora?” tentará alcançar novamente esse objetivo.

Assim como na primeira edição, o projeto se destinará a todos os servidores, sejam eles agentes administrativos ou docentes, que estejam a três anos de se aposentar, ou mesmo aqueles que simplesmente se coloquem com disponibilidade de participar. Os organizadores lembram que é importante respeitar determinado número de vagas por conta da exigüidade de espaço. O projeto foi construído estribado em palestras, oficinas práticas, visita em instituições filantrópicas e passeio turístico. 

As prelações sempre abordarão temas com base em reflexões sobre a aposentadoria, saúde emocional, planejamento financeiro, empreendedorismo, voluntariado e cuidados com a saúde. A PRORH montou uma grade de calendário para a realização, com sessões todas as quintas-feiras de abril a junho, sempre às 14h no Auditório do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD-central de salas). O projeto tem início no próximo dia 05 de abril. Os participantes regularmente inscritos receberão certificado de 40 horas para aquele que atingir frequência satisfatória no projeto e serão entregues no último encontro, dia 05 de julho próximo. 

As inscrições podem ser feitas pelo site da UEPG, na aba SERVIDOR/ACESSO RESTRITO-SISTEMAS. Para entrar, basta colocar o nome de usuário e senha e clIcar em PRORH-TREINAMENTO. Então, é só seguir as orientações para inscrever no projeto que consta como curso no sistema. Depois de concluir a inscrição, o interessado receberá um comunicado por e-mail através Chefia imediata, que, por sua vez, deverá dar o ‘aceite’, na inscrição, providência que considera como deferida e aceita a inscrição no sistema. 

Aquele que tiver necessidade receberá uma declaração de presença, desde que seja solicitada pelo interessado. As dúvidas quanto ao procedimento de inscrição podem ser dirimidas na Seção de Treinamento, no ramal 3214, ou na Seção de Promoção Social, ramal 3212, ou no Ambulatório Campus Uvaranas, ramal 3744. 

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2018 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG