Terça-feira, 24 de abril de 2018

13/04/2018 - 10h46 / Atualizada 13/04/2018 - 10h45

Dissertações tratam de técnicas de dessalinização da água

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA) registrou nesta quinta-feira (12) a defesa de duas dissertações de mestrado sobre dessalinização da água salobra. O evento teve início às 14 h, no auditório de Engenharia Civil (Bloco E). As pesquisas integram um projeto em parceria com a Sanepar, University of North Texas (UNT) e University College London (UCL), que utiliza a água do Rio das Pombas e do mar da Praia de Leste, localizada em Pontal do Paraná para o processo.

Ana Carolina Martins Rodrigues defendeu a dissertação “Balanço de massa de um sistema de ultrafiltração e osmose reversa para dessalinização de água salobra”, orientada pela professora Giovana Kátie Wiecheteck e co-orientada pelo professor Marcos Rogério Széliga. Como convidado, integrou a banca Gustavo Rafael Colleri Possetti, gerente da assessoria de pesquisa e desenvolvimento da Sanepar (Curitiba). A aluna utilizou os métodos de ultrafiltração e osmose reversa para retirar sais da água em quatro experimentos distintos, durante o ano de 2017, apresentado os resultados em variação percentual.

Possetti acredita que a participação da Sanepar em um projeto como este é importante na medida em que traz uma visão de futuro. “Não podemos esperar até faltar água para pensar em soluções e alternativas”, afirma. Ele ressalta a grande responsabilidade de pesquisas como essa no avanço das técnicas de dessalinização da água. Às 16 h, teve início a apresentação da dissertação “Avaliação de um sistema de dessalinização de água salobra em escala piloto”, por Tatiane Bovaroti, orientada por Giovana Kátie Wiecheteck e co-orientada por Gabriel Carranza, professor visitante da UNT.