Terça-feira, 24 de abril de 2018

16/04/2018 - 16h07 / Atualizada 16/04/2018 - 16h14

Acadêmicos de Medicina participam do 3°MedEmerg

No evento, os estudantes participaram de simulações de urgência e emergência para estimular o raciocínio com embasamento técnico

No último final de semana, nos dias 13 e 14 de abril, ocorreu o 3º MedEmerg (Medicina de Emergência), um encontro extensionista promovido pela professora Elise Reis (Departamento de Medicina), cujo objetivo é preparar e treinar os acadêmicos de medicina para situações de urgências e emergências clínicas. Durante o evento, os alunos puderam vivenciar situações rotineiras da prática médica, visando sempre estimular os alunos a estarem prontos para situações de urgência e com conhecimento técnico embasado.

Participaram do evento 110 acadêmicos do 1º ao 6 º ano de medicina, assistindo a palestras sobre emergências gineco-obstétricas, pediátricas e psiquiátricas, manejo da dor torácica e do politraumatizado, além de bases da ressucitação cardiopulmonar. Na tarde de sábado, os alunos puderem particpar ativamente de simulações de urgênicas e emergências, atuando como médicos ou avaliadores das cenas, em grupos de no máximo 10 pessoas. Sempre com o objetivo de estimular os alunos a raciocinarem com embasamento técnico e tranquilidade frente a situações emergenciais.

A coordenação do evento agradece a participação dos seis palestrantes, dentre os quais destaca-se a professora Ana Paula Ditzel, que discorreu sobre emergências gineco-obstétricas; professora Elise Reis, sobre manejo da dor torácica; professora Helen Barros Falco, sobre emergências pediátricas; médico Francisco Gíacomo, sobre manejo do paciente politraumatizado; médica Rafaela Marinho, sobre emergências psiquiátricas; e médico Tarcisio Dornolles sobre ressucitação cardio-pulmonar.

O evento teve o apoio do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, do Laboratório de Análises Clínicas - LAPAC, da Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG) e da Copiadoras Manarim. Também houve a importante colaboração dos professores Fabiana Mansani, Gilberto Ortolan, Leandro Lipinski e Elisângela Montes.