Terça-feira, 22 de julho de 2014

19/01/2012 - 18h26 / Atualizada 19/01/2012 - 18h58

Governo assina decreto para curso em Telêmaco Borba

por Marilia Woiciechowski

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes esteve nesta quinta-feira (19), em Telêmaco Borba, para acompanhar a solenidade que registrou a presença do governador Beto Richa, no município, quando assinou o decreto que autoriza a implantação do Curso de Administração – Linha de formação em Comércio Exterior, no Campus Avançado da UEPG. A assinatura do decreto permite que a UEPG continue as atividades no Campus Universitário de Telêmaco Borba (CAMBOR), visto que a última turma do curso de Educação Física que funcionava no município tem cerimônia de formatura em 16 de fevereiro de 2012.

A solenidade contou com a presença de José Richa Filho, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Alípio Leal Neto, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, dos deputados estaduais Alexandre Cury (PMDB), Plauto Miró Guimarães (DEM), Marcelo Rangel (PPS), e Cleiton Kielse (PMDB), Júlio Santiago Prates Filho, reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gina Maria Bachmann, coordenadora geral dos Campi da UEPG, Osvaldo Malta Callegari, coordenador de Colegiado do Curso de Administração da UEPG, Eros Danilo Araújo, prefeito de Telêmaco Borba, vereadores e autoridades da região.

O governador Beto Richa ressaltou a proposta diferençada do Campus Avançado da UEPG que se preocupa com a formação de profissionais para atuar em diferentes áreas respondendo às demandas da região. No Campus Avançado da UEPG, foram ofertados os cursos de História, Letras, Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Matemática e Ciências Econômicas. O Campus de Telêmaco Borba beneficia uma comunidade que abrange os municípios de Tibagi, Curiúva, Reserva, Ortigueira, Sapopema, Vigueira, Imbaú, e Cândido de Abreu. Desde 2008, o Campus Universitário de Telêmaco Borba (CAMBOR) não contava com a oferta de vagas.

Significado da Solenidade

Destacando o significado da solenidade para a UEPG e a região de Telêmaco Borba, João Carlos Gomes registrou a importância da assinatura do decreto que traz a oportunidade para os estudantes da região se qualifiquem em um curso que atende aos interesses daquela comunidade. Também registrou que o ato exprime o empenho e o compromisso do Governo do Estado com a educação e a qualificação profissional no interior paranaense. “O governador Beto Richa destaca que em direção a essa meta conta com o apoio das universidades estaduais”.

O Reitor da UEPG assinala, ainda, que com a autorização do curso no Campus Avançado da UEPG há a oportunidade da continuidade da formação de diferentes profissionais para a região por uma universidade pública. Ainda salientou o que representa o Campus para Telêmaco Borba e região, desde 1985, quando de sua implantação no governo de José Richa. João Carlos registrou que, ao longo de suas atividades, o Campus Avançado de Telêmaco Borba formou mais de novecentos profissionais em diferentes áreas.

Outro ponto considerado por João Carlos Gomes refere-se aos contatos mantidos com o Governo do Estado, tendo em vista a implantação de três turmas do curso de Turismo da UEPG, no Campus Avançado, a partir de 2013. Fez questão de agradecer o apoio do deputado Alexandre Cury por seu empenho junto aos órgãos do governo para a liberação do curso de Curso de Administração – Linha de formação em Comércio Exterior.