Domingo, 20 de abril de 2014

02/02/2012 - 10h12 / Atualizada 02/02/2012 - 10h25

Polo Apucarana de EaD ganha mais espaço e infraestrutura

por Neomil Macedo

O Diretor do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, professor Flávio Guimarães Kalinowski, representou a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na solenidade de entrega das obras de reforma do Polo de Apoio Presencial de Apucarana. A unidade integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para apoio a alunos de educação a distância mantidos por meio de convênio que envolve a Prefeitura de Apucarana, a UEPG e também a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Kalinowski esteve acompanhado do coordenador do curso de Educação Física a distância, Marcus William Hauser, e do coordenador de Tutoria, Milton Aparecido Anfilo.

Segundo o professor Marcus William Hauser, o polo da UAB em Apucarana, denominado Centro de Tecnologia e Ensino Superior, terá toda a infraestrutura para atender aos alunos de cursos de educação a distância de Apucarana e região. “Trata-se de um polo presencial para o desenvolvimento das atividades inerentes aos cursos de EaD, tais como biblioteca, provas presenciais, atendimento dos tutores presenciais e acesso à Internet, entre outras atividades”.

Na unidade de Apucarana, atualmente, através do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta a Distância (Nutead), a UEPG oferta os cursos de graduação em História, Letras Português/Espanhol e Geografia, cujas turmas se formam em dezembro deste ano; Matemática, com imposição de grau em julho de 2013; e Educação Física, atualmente no terceiro semestre, com colação de grau no final de 2014. Na pós-graduação, o polo oferta o curso de especialização em Educação Física Escolar, já em sua segunda edição.

A inauguração fez parte das comemorações de 68 anos de Apucarana. O prédio histórico abrigou a Câmara de Vereadores. Conforme matéria da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apucarana, ao longo de sua história, o edifício jamais havia recebido uma ampla reforma. No local ainda funcionará um curso pré-vestibular com 240 vagas destinada a alunos da rede pública de ensino. Segundo a coordenadora da unidade, professora Fátima Sobh Peres, o Polo de Apucarana vivencia hoje um crescimento significativo no âmbito do Sistema UAB. “Não só nas ofertas de novos cursos, como nas condições de infraestrutura para receber os cursos e alunos”.

Sistema UAB

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.