Sábado, 20 de dezembro de 2014

22/06/2012 - 13h21 / Atualizada 22/06/2012 - 13h36

Galeria UEPG expõe fotos de Vinicius Vitoriano

por Neomil Macedo

A Galeria de Arte UEPG anuncia o lançamento da mostra “Street Photography and Architecture – by Vinicius Vitoriano”, na próxima terça-feira, às 19h30, na galeria localizada no prédio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A exposição permanecerá aberta ao público até 20 de julho, com o selo “2012 - Ano da Cultura na UEPG”, alusivo aos eventos promovidos pela Divisão de Assuntos Culturais (DAC) que este ano completam ‘datas cheias’ (15º Noite de Seresta; 25º FUC; 30º Encontro de Corais; e 40º Fenata).

Com a curadoria de Wilton Paz, coordenador da Galeria de Arte UEPG, a temática a mostra apresenta a fotografia de rua e da arquitetura, capturadas com uma câmera D7000 – lente 18-105 mm, focando principalmente aspectos locais de Londres, Paris e Milão. Fotografias da Shard Tower em construção (Londres), 30 St. Mary Axe do Arquiteto Norman Foster (Londres), da Piramide de Vidro no Louvre do arquiteto Ieoh Ming Pei e da escultura Vitória de Samotrácia no Louvre, são algumas das obras focadas sob o olhar de Vinícius Vitoriano.

Com a linha de trabalho inspirada nas fotografias de rua de Henri Cartier Bresson e também de Rodchenko, Vinícius Vitoriano busca na similaridade técnica e perspicácia de seu olhar, refletindo em sua obra a relação do homem com a arquitetura. Ele se utiliza de uma técnica simples que envolve unicamente a paciência em esperar que o momento certo do ‘click’. Nessa mostra, em algumas de suas obras, apresenta também o foco na geometria e nas grandes perspectivas.

Vinícius Vitoriano Barbosa

Vinícius Vitoriano Barbosa é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Ao ganhar sua primeira câmera digital aos 14 anos, se apaixonou pelo mundo da fotografia. Desde então, participou de saídas fotográficas e ganhou alguns concursos. Recentemente terminou um projeto sobre Macrofotografia que foi destacado pelo Creators Project e foi entrevistado pela revista Artflow de Londres. Isso lhe deu reconhecimento ao seu trabalho que está começando, tanto em Arquitetura como em Fotografia.

Além das fotos exibidas na Galeria de Arte UEPG, outras obras podem ser apreciadas na Internet, no site http://www.behance.net/viniciusvitoriano/frame