Segunda-feira, 28 de julho de 2014

« voltar

16/03/2011 - 16h31 / Atualizada 16/03/2011 - 17h46



“Outras Imagens” ganham espaço na ‘Galeria de Artes da Proex’


por Neomil Macedo

“Perceber a relação entre o homem e o seu meio, diante da forma em que o homem vive, de como ele transforma o meio e de como o meio reage é uma tarefa intrigante, desafiadora, mas que possibilita discutir e refletir sobre as sensações do homem nos dias de hoje”, assinalou Sander Vital Riquetti, 40, artista plástico curitibano, quando da apresentação de seu projeto sobre a exposição “Outras Imagens”, que entra em cartaz nesta quinta-feira, dia 17, na Galeria de Artes da Proex da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com coquetel de lançamento a aficionados, convidados e imprensa da cidade, às 19h30 (Praça Marechal Floriano Peixoto, 129). Ao explicar a ideia de seu projeto, ainda, Sander lembrou que “imagens e sensações são deixadas, mas muitas vezes passam despercebidas, diante das constantes mudanças. São imagens que revelam o comportamento humano, a relação entre as cidades e as pessoas, os sentimentos envolvidos e o que faz movimentar as pessoas no seu cotidiano”.

Para Sander Riquetti, especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação (Senac-EAD-Curitiba) e bacharel em Informática pela Universidade Federal do Paraná, a discussão através das linhas que formam esse ambiente, da sua geometria, dos elementos que participam da vida do homem, da constante curiosidade humana, da possibilidade de novas imagens e das suas sensações, sintetiza a proposta do projeto ‘Outras Imagens’. “A fotografia é mostrada em certos momentos como um espelho do real, como imitação mais perfeita da realidade; em outros instantes como a transformação do real; e ainda em outros momentos como traço de um real”, completa ele.

ELEMENTOS DO COTIDIANO

Sempre em busca de aperfeiçoamento e atualização em sua produção artística, através de oficinas / workshops e diversos cursos desde 1993, Sander Riquetti realiza pela primeira vez exposição individual em Ponta Grossa, segundo informa Wilton Correia Paz, artista plástico e coordenador da Galeria de Artes da Proex/ DAC- Divisão de Assuntos Culturais, embora ele já tenha participado de duas mostras coletivas na Câmara Municipal de Ponta Grossa (Curitiba Contemporânea / 2007 e Entre o Sol e a Terra /2008) e dos salões de Artes Plásticas da Unimed-Ponta Grossa (2010) e da Câmara Municipal (2008). “As fotografias apresentadas utilizam elementos simples do cotidiano, que estão ao nosso redor como a beleza e as cores das flores, as linhas e a geometria das escadas e a força e o sentido da cera das velas”, conta Riquetti, ao acrescentar que, “pelo detalhe das flores, há a possibilidade de se ver um novo mundo, mais colorido, com suas formas infinitas e a beleza presente na natureza”.

Vale a pena conhecer a criatividade e o talento premiado de Sander Riquetti, conforme avaliação de Will Paz, que convida a comunidade ponta-grossense a prestigiar ‘Outras Imagens’, com horário para visitas das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira, até dia 11 de abril próximo. Com participação em várias outras exposições coletivas, salões de artes nacionais e mostras internacionais, Riquetti começa a colecionar premiações - apenas em 2010, ele viveu três grandes momentos, participando do ‘8º Festival Internacional de Imagem Fotográfica’ (Prêmio Aquisição Fotografia – Atibaia –SP); ‘6º Salão Anapolino de Artes’ (Prêmio Aquisição Fotografia – Anápolis-GO); e do ‘I Concurso de Fotografia Centro de Curitiba’. Além desses prêmios, há de se destacar duas menções honrosas, quando do ‘VI Salão de Artes Plásticas da Unimed – Ponta Grossa’ (2009) e ‘XXXII Salão de Artes Plásticas de Franca-SP’.

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2014 - Centro de Processamento de Dados - UEPG