Sábado, 25 de novembro de 2017

26/06/2013 - 11h24 / Atualizada 26/06/2013 - 11h30

Professor da UEPG apresenta trabalho em evento na Holanda

por Neomil Macedo

O professor Flávio Luís Beltrame, do curso de Farmácia e do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) apresentou trabalho no 39º International Symposium on High-Performance-Liquid-Phase Separations and Related Techniques (HPLC - 2013), de 16 a 20 de junho, em Amsterdã (Holanda). O evento se constitui em fórum internacional para discussão científica dos métodos de cromatografia líquida de alta eficiência em suas várias formas, juntamente com técnicas de separação complementares.

Beltrame apresentou o trabalho “Chromatographic Method Development Using a Design Approach for the Quantification of Metabolites in Ilex Paraguariensi”. No estudo, contou com a colaboração de alunos da graduação e pós-graduação (Rodrigo M. C. Pinto, Bruna M. Lemes, Fernanda M. Kreutz, Acácio A. F.Zielinski), da agente universitária Traudi Klein e do professor Airton V. Pereira, além dos colaboradores de empresas parceiras, Tiago Campos e Fernando de Paula. Todos constam como autores do trabalho, sendo o professor Beltrame o autor principal e pesquisador responsável, além do apresentador dos resultados no evento.

O professor Flávio Luis Beltrame possui graduação em Farmácia com Habilitação em Indústria pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Química (Área de Concentração Química Orgânica) pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e Doutorado em Química (Área de Concentração Química Orgânica) pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Atua principalmente nos seguintes temas: Controle de Qualidade, Tecnologia Farmacêutica, Plantas Medicinais, Ensaios Farmacológicos com extratos vegetais e substâncias isoladas e Desenvolvimento e Otimização de métodos por HPLC para extratos vegetais.