Quarta-feira, 26 de novembro de 2014

« voltar

08/04/2011 - 15h22



Vestibular de Inverno da UEPG abre inscrições em 16 de abril


por Neomil Macedo

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abre o período de inscrições para o 1º Concurso Vestibular de 2012 (Vestibular de Inverno) no próximo dia 16. Os interessados terão até 16 de maio para se inscrever, apenas pela internet, no endereço www.uepg.br/cps. A taxa de inscrição, no valor de R$ 90,00, poderá ser paga até 17 de maio, nas agências bancárias ou qualquer local integrado ao sistema de cobrança por aviso de compensação bancária. As provas acontecem nos dias 10 e 11 de julho, no período da tarde, em Apucarana, Cascavel, Castro, Guarapuava, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama.

Para se inscrever, o interessado deverá acessar o sistema ‘on-line’ disponibilizado pela Comissão Permanente de Seleção (CPS), para o preenchimento dos dados solicitados e impressão do boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição. Após quatro dias úteis do pagamento da taxa, o candidato deve retornar ao sistema, para impressão da ficha de inscrição, onde deverão ser coladas, uma foto 3x4 e a fotocópia de um recente documento oficial de identidade (carteira de identidade, documento emitido pelas Forças Armadas, Polícia Militar, ordem ou conselhos profissionais, carteira de trabalho, carteira de motorista com foto ou passaporte).

“A ficha de inscrição, com foto e fotocópia colocadas, mais o documento original de identificação, serão exigidos para o acesso aos locais de prova, na primeira etapa do concurso”, comenta o professor Ivo Mario Mathias, coordenador da CPS. “Diante da falta de um desses documentos, o candidato terá o acesso ao local de prova proibido”, observa o professor, lembrando ainda que a inscrição do candidato só é validada pela CPS após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição pelo banco prestador do serviço de cobrança.

NOVIDADES

Uma das novidades do concurso, segundo o coordenador da CPS, será a realização de provas no domingo e segunda-feira, conforme dispositivo aprovado pela Assembléia Legislativa do Paraná em 2010, proibindo a realização de provas de concursos vestibulares e concursos públicos aos sábados. O projeto do deputado Artagão Júnior atende às pessoas cujas religiões guardam o sábado. Além da mudança nos dias de provas, a UEPG acrescenta mais uma cidade entre as opções de locais do concurso. “A partir deste concurso vamos realizar provas também em Cascavel, atendendo a uma significativa demanda de candidatos da região Oeste”, diz Ivo Mathias. A opção por uma das 13 cidades em que a UEPG realizará provas deve ser feita pelo candidato no ato da inscrição via internet.

A CPS chama a atenção dos candidatos ainda para os horários das provas realizadas no período da tarde. Neste caso, em especial, essa medida alcança um expressivo número de concorrentes da região de Maringá e Umuarana, que dessa forma pode participar também do vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), cujas provas acontecerão no período da manhã, nos dias 10, 11 e 12 de julho, coincidindo os dois primeiros dias com as datas das provas da UEPG.

COTAS E ENEM

A UEPG possibilita a participação no concurso vestibular através do sistema de cotas para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas municipais, estaduais ou federais e também para negros, da mesma forma, oriundos da rede pública de ensino. Essa opção deve ser feita pelo candidato no momento da inscrição, em campo próprio. No caso dos candidatos optantes pela cota para negros, estes devem ficar atentos para a data da entrevista com a Banca de Constatação da Condição de Negro dos Candidatos Cotistas, em 16 e 17 de maio de 2011. No caso de indeferimento, o candidato tem a inscrição automática na cota da escola pública.

O concurso vestibular da UEPG também oferece a possibilidade de utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Se o candidato fez a prova do Enem em 2009 ou 2010, pode solicitar o aproveitamento do resultado obtido em suas provas objetivas, escrevendo, no espaço próprio, seu número de inscrição.

PROVAS E VAGAS

As provas do concurso Vestibular de Inverno da UEPG serão divididas em três etapas, realizadas nos dias 10 e 11 de julho. No primeiro dia de provas, os candidatos respondem às questões de Conhecimentos Gerais, referentes à primeira etapa; e fazem a prova de Redação (2ª etapa). No segundo dia, participam da etapa vocacionada (3ª etapa), na qual respondem às questões apenas das disciplinas ligadas à área de conhecimento do curso de opção dos candidatos. As provas são divididas em cinco grupos, com três disciplinas cada.

Para esse concurso vestibular, a UEPG oferta 679 vagas. Nos campi Central e de Uvaranas, em Ponta Grossa, são 647 vagas para os cursos de Física (bacharelado e licenciatura), Geografia (bacharelado e licenciatura), Matemática, Química (licenciatura), Química Tecnológica (bacharelado), Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Informática, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia, Administração, Administração/Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social/Jornalismo, Serviço Social, Turismo, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Inglês, Letras Português/Francês, Pedagogia, História e Direito.

Para o campus de Castro, oferta 17 vagas para o curso de Zootecnia. Nesse caso, o candidato fica ciente de que as aulas serão ministradas no campus de Castro e/ou no Campus de Uvaranas, em Ponta Grossa. No campus da UEPG, em São Mateus do Sul, o concurso oferta 15 vagas, para o curso de Ciências Contábeis.

OBRAS LITERÁRIAS

A CPS anuncia ainda a lista de obras literárias a serem exploradas nas questões de Literatura Brasileira, da prova de Língua Portuguesa, dos dois concursos vestibulares programadas para este ano (Vestibular de Inverno, em julho, e Vestibular de Verão, em dezembro). Os interessados em ingressar nos cursos de graduação ofertados pela UEPG devem ler as obras “O Guarani”, de José de Alencar; “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “Muitas Vozes”, de Ferreira Gullar; “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum; e “Felicidade Clandestina”, de Clarice Linspector.

Para mais informações, os interessados podem acessar o endereço www.uepg.br/cps ou entrar em contato com a UEPG pelo e-mail cps@uepg.br ou pelo telefone (0xx42) 3320-3241; 3220-3242 ou 3220-3243.

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2014 - Centro de Processamento de Dados - UEPG