Terça-feira, 22 de maio de 2018

« voltar

15 a 18 de maio de 2018

Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes



 A Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes é um evento alusivo ao Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Será realizada nos dias 15 a 18 de maio de 2018 pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência (NEPIA) do Departamento de Serviço Social, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com as instituições da rede de proteção do município de Ponta Grossa/PR.

São parceiros desse evento o CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente), Ministério Público, Vara da Infância e da Juventude, NEDDIJ (Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos), NASJEPI (Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa), Faculdades Santana e CESCAGE, Juizado de Violência Doméstica, NUMAPE (Núcleo Maria da Penha), NUCRIA (Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes), Renascer, Reviver, CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), Escritório Regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), CEJUSC (Centro Judiciário de Soluções de Conflito e Cidadania), GETE (Grupo de Estudos Territoriais), Programa Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, FUNAI (Fundação Nacional do Índio).

As atividades realizadas durante a Semana de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes são destinadas aos profissionais da área da Educação, Assistência Social, Saúde e à comunidade em geral.

A violência contra crianças e adolescentes é considerada um fenômeno histórico e complexo, presente em todas as sociedades, sendo assim, é considerada um dos mais graves problemas sociais da atualidade. Os avanços na legislação para a garantia dos direitos e nas formas de enfrentamento as violências são estratégias de grande importância para que crianças e adolescentes cresçam, tendo seus direitos garantidos.

A realização da 3ª Semana de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes já é vista como um marco no enfrentamento às violências. Neste ano a programação será realizada em quatro dias (15, 16, 17 e 18 de maio) visando assim, obter maior abrangência e alcance das ações preventivas e de mobilização social.

O objetivo principal será o debate sobre diversas formas de violência e violação de direitos presentes no âmbito da infância e adolescência, assim como se buscará a articulação com a rede de proteção, de forma que se amplie as possibilidades de enfrentamento das violências, mobilizando e sensibilizando as demais instituições e a sociedade em geral a acerca da Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

A mobilização é o primeiro passo para se efetivar a proteção integral das vítimas de violência. No entanto, são necessárias também políticas públicas de saúde, educação, assistência social e segurança pública que atuem de forma integrada e com continuidade, para que uma política intersetorial de enfrentamento às violências se efetive de fato.

OBJETIVOS:

  • Proporcionar um espaço de debate e reflexão sobre os principais desafios e possibilidades do trabalho de enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes e contra outro grupos sociais (mulheres, idosos, indígenas, população LGBT e pessoa com transtorno mental).
  • Mobilizar a sociedade para a busca dos direitos das crianças e adolescentes e na luta contra a violência sexual.
  • Estimular e fortalecer ações de proteção, propiciando o acesso a informações sobre a questão das violências e violação de direitos, bem como sobre as formas de denúncia e atendimento às vítimas pela Rede de Proteção.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
15 de maio de 2018:
08:30 - Início das atividades.
Mesa redonda: Socioeducação: uma abordagem internacional.
Coodenação: Larissa Angelica Copack Muniz - Juíza de Direito. Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Ponta Grossa/PR.
Palestrantes:
Elisabeth Trejos - Castillo, PhD. Professora da Texas Tech University, professora visitante do Programa Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Rodrigo Rodrigues Dias - Juiz de Direito.Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Toledo/PR.
Dircéia Moreira - Professora Doutora do Departamento de Direito Processual e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
11:30 - Encerramento das atividades.
 
16 de maio de maio de 2018:
08:30 - Início das atividades.
Apresentação do Documentário "Filhos de Quem?". Debate sobre a violação dos direitos de crianças e adolescentes com os produtores do documentário:
Maria Czekalski - Assistente Social da Fundação Cultural de Ponta Grossa.
Douglas Moreira - Jornalista, Especialista em Direitos da Criança e do Adolescente. Mestre em Comunicação e Direitos Humanos.
11:30 - Encerramento das atividades.
 
16 de maio de 2018 (tarde):
14:00 – 16:00 - Mini Cursos: (VAGAS LIMITADAS).
·        Sala A5 -“Violência contra Mulher”.
·        Sala A6 -“Violência contra Idosos".
·        Sala A7 -“Violência contra Crianças e Adolescentes”.
·        Sala A16 - "Violência contra indígenas"
·        Sala A19 - "Violência contra pessoas com transtorno mental"
·        Sala A20 -“Violência contra LGBT”
 
OBS.: As inscrições para os mini cursos devem ser realizadas nos dias 15 e 16 pela manhã em frente ao Auditório da UEPG Centro, sendo que cada pessoa poderá optar por apenas um mini-curso.
 
17 de maio de 2018:
11:30 – 13:30:
Panfletagem nas vias Vicente Machado e Benjamim Constant devida ao intenso fluxo de veículos.
 
18 de maio de 2018:
13:00 – 17:00 - Atividades no Parque Ambiental
Atividades educativas e de mobilização com as instituições que compõem as Redes de Proteção do município de Ponta Grossa e os projetos de extensão que trabalham a temática da violência.
OBS: Em caso de chuvas, a atividade será realizada no Terminal Central.
18:00 - Encerramento da atividade
 
Inscrição:

 

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2018 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG