UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Terça-feira, 11 de dezembro de 2018

25/04/2017 - 15h07 / Atualizada 25/04/2017 - 18h43

UEPG promove Fórum de Segurança nesta quinta-feira

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), promove, nesta quinta-feira (27), o Fórum ‘UEPG + Segura’. O encontro reúne a comunidade universitária (docentes, alunos e técnicos) e representantes dos órgãos de segurança e do legislativo municipal, às 14 horas, no auditório do PDE (Campus Uvaranas), para debater e busca soluções para a questão da segurança nos espaços da universidade, sobretudo no Campus Uvaranas.

O pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, vai atuar como moderador do debate que, inicialmente, terá exposições dos segmentos convidados a se manifestar e, posteriormente, abrirá espaço para perguntas da plateia. “A partir das discussões entabuladas, será elaborado um documento com as medidas a serem adotadas pela instituição e pela comunidade universitária, visando a segurança de todos”, diz o pró-reitor, lembrando que esse encontro faz parte das reivindicações do movimento estudantil, em discussão com a administração da universidade, desde o episódio de ocupação da Reitoria, em 2016.

Face ao registro recente de assaltos, principalmente no Campus Uvaranas, no horário noturno, a UEPG vem adotando medidas para dar mais segurança à comunidade universitária. Uma delas é o aumento da vigilância, com colocação de mais uma viatura no serviço tático móvel, a partir das 18 horas. Agora são duas viaturas que fazem esse monitoramento presencial, uma de cada lado do viaduto da rede ferroviária. O serviço de vigilância tem ainda o suporte do sistema de monitoramento por câmeras. Em Uvaranas, são 268 equipamentos; e no Campus Central, mais 60 câmeras.

Na semana que passou, também teve início o reforço do policiamento feito pela Polícia Militar, com a designação de uma equipe com viatura, exclusivamente, para o patrulhamento interno e externo do Campus Uvaranas. A informação foi repassada pelo comandante da 1ª Cia. do 1º Batalhão de Polícia Militar, 2º tenente Adriano Joel de Oliveira, em visita ao reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, na última quinta-feira. A ação da PM conta também com o apoio da Patrulha Escolar, que atua na prevenção à violência no Colégio Agrícola e Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC, ambos localizados no espaço do Campus Uvaranas, cuja área ultrapassa 48 alqueires, com 8 quilômetros de divisas.

Desde o início da atual gestão, em 2014, a UEPG trabalha também num plano de revitalização do Campus Uvaranas, com melhoria do sistema viário e de iluminação, o que, consequentemente também trará mais segurança à comunidade universitária. Este plano será exposto pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) no fórum desta quinta-feira. Ainda vão expor seus argumentos a Prefeitura do Campus (Precam) e o movimento de resistência estudantil, além de representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar e  da Câmara de Vereadores, que foram convidados e terão direito a voz.