Segunda-feira, 22 de abril de 2019

25/05/2017 - 07h48 / Atualizada 25/05/2017 - 10h09

NOTA OFICIAL DA REITORIA

Na noite desta quarta-feira (24), lamentavelmente, houve um registro de tentativa de assalto no Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com o registro de uma vítima de arma de fogo. O acadêmico do curso de Pós-Graduação em Odontologia, Eric Dario Navarro, natural do Peru, recebeu um tiro no tórax.

Sobre o ocorrido, a Reitoria informa que:

- Todas as providências foram tomadas no atendimento ao acadêmico, que foi imediatamente levado ao Pronto Atendimento (PA) do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG)

- Conforme nota do HU-UEPG, o paciente Eric Dario Navarro deu entrada na quarta-feira, dia 24/05/2017, vítima de trauma por projetil de arma de fogo no hemitórax esquerdo. Foi atendido no HU conforme o protocolo de atendimento para este tipo de trauma. Inicialmente, foi estabilizado hemodinamicamente e a seguir submetido a tratamento cirúrgico, sendo posteriormente encaminhado para a UTI.

- Na data de hoje, quinta-feira (25), às 6 horas, encontra-se estável e consciente.

- Todos os esforços das equipes de assistência estão voltados para a recuperação do paciente e espera-se ter uma boa evolução clínica.

- O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, diretores de órgãos institucionais, professores e colegas de Eric Navarro acompanharam ‘in loco’ as providências no sentido de comunicar os familiares do acadêmico que estuda na UEPG por meio do Programa de Estudantes–Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

- Imediatamente após a ocorrência, as forças de segurança de Ponta Grossa foram acionadas no sentido de deter os autores da tentativa de assalto. Nesse sentido, a Reitoria ressalta a parceria com os órgãos de segurança do Estado e Município, que prontamente colaboram com a instituição no atendimento a ocorrências e, principalmente, na execução de medidas preventivas.

- A instituição tem adotado medidas para dar mais segurança à comunidade universitária, tendo recentemente realizado um fórum para debater o assunto e encontrar soluções para o problema que não é exclusivo da UEPG, conforme dados dos órgãos de segurança. Desse fórum participaram representantes dos estudantes e da instituição e autoridades da área de segurança.

- A Reitoria tem o compromisso com a comunidade universitária de prover a área do Campus de Uvaranas, assim como os demais espaços institucionais, de aparelhos de segurança, envidando esforços no sentido de obter recursos para as obras necessárias.

- Com o objetivo de evitar novos registros, apela para a conscientização da comunidade universitária, em adotar ações que não ofereçam a oportunidade para ação de delinquentes.

- A Reitoria está aberta ao diálogo e manifestações da comunidade universitária, no sentido de buscar soluções para a questão da segurança no Campus.

UEPG, 25 de maio de 2017

Reitoria