Domingo, 24 de março de 2019

29/06/2017 - 16h44 / Atualizada 29/06/2017 - 17h16

Coro Infantil da UEPG canta ‘Fauna e Flora’ no Pax

Coral infantil foi reativado a partir do projeto Educanto, desenvolvido por professore e acadêmicos do curso de Música da UEPG; coro volta a se apresenta nesta quinta-feira (28), às 19h30, no Pax

Numa ambientação da fauna e flora brasileiras, sons de uma ‘passarinhada’ abriram a apresentação de reestreia do Coral Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nesta quarta-feira (28), no Cine Teatro Pax UEPG. Após quase duas décadas de inatividade, o conjunto criado em 1987 voltou aos palcos, agora sob a regência do professor Ronaldo da Silva (Departamento de Artes/curso de Música), a partir do projeto Educanto, uma ação integrada de ensino, pesquisa e extensão de educação musical por meio do canto coral infantil, desenvolvida por professores e acadêmicos do curso de licenciatura em Música da UEPG.

Na abertura do espetáculo ‘Fauna e Flora Brasileira’, o regente fez menção à criação do Coral Infantil da UEPG, pelo acadêmico Jayme Gilberto Amantnecks Jr. (atualmente maestro de corais). Em sua nova fase, segundo o regente Ronaldo da Silva, o Coral Infantil segue a proposta de usa concepção, de contribuir para a formação e desenvolvimento do gosto pelo canto coral. Agora, por meio do projeto Educanto, tem a proposta, também, de oferecer aos estudantes do curso de Música a formação na regência de corais.

O grupo conta com 30 cantores entre 9 a 11 anos, alunos do Centro de Atenção Integra à Criança e ao Adolescente – CAIC Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, onde se desenvolve o projeto Educanto. Os ensaios são realizados duas vezes por semana, quando são ministrados conteúdos de técnica vocal, leitura cantada, expressão corporal e repertório. No espetáculo ‘Fauna e Flora Brasileira’, eles apresentam seus talentos em público pela primeira vez, levando os espectadores a experiências sensoriais únicas. “Por meio de sons e imagens mentais, cria-se a sensação de caminhar pela floresta, sentir o perfume de flores e ouvir o barulho de água de um riacho, além de se deparar com animais”, comenta o regente.

No seu concerto de reestreia, o Coral Infantil da UEPG teve a regência de Ronaldo Silva, com a maestrina Carla Roogenkamp ao piano. Teve ainda a participação especial de acadêmicos e professores do curso de Música, do coral adulto Coro em Cores e do Grupo de Percussão e Ritmos Brasileiros da UEPG. Como convidados, atuaram os músicos Egon Eduardo Sebben (violão), Herton Fabiano Tramontin (acordeon), Regina Stori (flauta doce), Rogério de Brito Bergold (flauta transversal).

O concentro compreende a apresentação de 10 músicas. Oito delas, apenas com o coro infantil no palco. A duas últimas, com a integração do Coro em Cores, do Conservatório Musical Maestro Paulino. Entre as músicas, destaca-se ‘Pinheiral do Paraná’, de autoria de Silvestre Alves Gomes, conhecido como ‘O Cancioneiro da Rota’, pesquisador e divulgador da cultura do tropeirismo. Presente no auditório, o compositor foi reverenciado pelo maestro Ronaldo Silva.

O espetáculo ainda inclui as músicas ‘Chovendo na roseira’ (Tom Jobinm); ‘Swing dos pássaros’ (Herbert S. Carranca e Daniel Taubkin); ‘Bem-te-vi’ (Hermeto Pascoal); ‘Luar da mata’ (Bento Mussurunga); ‘Alecrim Dourado/Rosa Amarela’ (folclore); ‘Luar do sertão’ (Catulo da Paixão Cearense); ‘Jacaré tá no caminho’ (folclore); F’oi bôto, Sinhá!’ (Antônio Tavernard e Valdemar Henrique); e ‘Isto é o meu Brasil’ (Ary Barroso).