UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Terça-feira, 11 de dezembro de 2018

20/11/2017 - 10h23 / Atualizada 20/11/2017 - 10h34

HU recebe visita de representantes da Justiça Federal

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) recebeu, nesta sexta-feira (17), a visita do diretor da Justiça Federal em Ponta Grossa, Antônio César Bochenek, do procurador do Ministério Público Federal, Osvaldo Sowek Júnior, e do diretor administrativo da 2ª Vara da Justiça Federal, Osmar Bonfinger. Eles foram recebidos pelo reitor Luciano Sant’Ana Vargas, mais a vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli; o diretor do HU, Everson Augusto Krum; a chefe da 3ª Regional de Saúde, Sheila Mainardes; e o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

O diretor Everson Krum revelou aos representantes do judiciário federal projetos para melhorar e ampliar a infraestrutura de trabalho e atendimento à população no HU. Um dos projetos se refere à aquisição de equipamentos fabricados com materiais não magnéticos, para dar suporte a exames de ressonância magnética, em casos de necessidade de imobilização do paciente. Também está em pauta a compra de novos aparelhos de tevê com tecnologia digital, para substituição dos televisores analógicos em todos os leitos do hospital.

Na visita, ainda foram apresentados equipamentos adquiridos com verba recentemente repassada ao HU pela Justiça Federal. Um deles, a cabine de audiometria, que possibilita a realização de exames no próprio hospital, com significativa redução de tempo no recebimento dos resultados. Outras aquisições beneficiaram diretamente a Maternidade, tais como um monitor para acompanhamento simultâneo do ultrassom pela paciente; tevês digitais; berços aquecidos para bebês; cama pré-parto e pós-parto e tecido para a confecção de camisolas para gestantes e puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz).

O diretor do HU ainda mostrou equipamentos que compõem a Centro de Simulação de Procedimentos Médicos de Enfermagem, composto por bonecos para ensaios de inúmeros procedimentos em atendimentos de emergências e realização e incentivo do parto natural e ventiladores de transporte, que possibilitam agilidade na transferência de pacientes. Um dos reflexos imediatos dessas aquisições, segundo Everson Krum, foi a humanização do atendimento às gestantes, que resultou na redução do índice de cesáreas, para 22% em outubro, valor abaixo da média nacional, de mais de 40% no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao final do encontro, o secretário João Carlos Gomes destacou que esta parceria do HU com a Justiça Federal denota o compromisso dessas instituições com a população. “O valor está na satisfação das pessoas”, frisou, comentando que todos ganham com esse trabalho conjunto. O reitor Luciano Vargas observou que a melhoria da infraestrutura de atendimento tem reflexos também na imagem do HU, como hospital referência. A concorrência crescente na seleção para as residências médicas e multiprofissionais é um dos indicadores desse fato. “Hoje o nosso hospital tem visibilidade no cenário da área da saúde”, disse.

O procurador Osvaldo Sowek disse sentir-se gratificado pelos resultados apresentados pelo HU-UEPG, em curto espaço de tempo. “Isso demonstra a seriedade da gestão do hospital”. A sinergia entre as instituições também foi ressaltada pelo juiz Antônio Cesar Bochenek, que igualmente se revelou impressionado com as ações desenvolvidas no HU. “É gratificante ver o recurso sendo empregado em proveito da comunidade”, disse, ao observar que o repasse de verbas para o HU e outras entidades é uma forma da Justiça Federal se integrar à sociedade e contribuir para melhoria das condições de vida das pessoas.