Sábado, 21 de julho de 2018

08/12/2017 - 19h00 / Atualizada 08/12/2017 - 19h09

Congresso reúne professores, estudantes e juristas

As conferências dos professores Jacinto Nelson de Miranda Coutinho (UFPR), Lênio Luiz Streck (Unisinos/RS), Luiz Alberto David Araújo (PUC/SP) e Fernando Facury Scaff (USP) marcaram a realização do Congresso Jurídico, realizado pelo Departamento de Direito Processual da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nesta quinta e sexta-feira (7 e 8), no grande auditório do Campus Central. O evento encerrou o ano jurídico acadêmicos dos Campos Gerais, reunindo professores e estudantes de Direito de instituições da região, além de profissionais da área.

A realização do congresso ocorreu através da parceria com as faculdades de Jaguariaíva (Fajar) e de Telêmaco Borba (Fateb); Unopar (Universidade Norte do Paraná); Instituto Paranaense de Direito Processual; Cescage; OAB-PG; e Escola de Magistratura do Paraná – Núcleo de Ponta Grossa. De acordo com o professor Kleber Cazzaro, organizador do evento, além de cumprir os parâmetros do Projeto Pedagógico do Curso de Direito (PPD) da UEPG, o evento apresenta-se relevante na medida em que reúne juristas renomados nos temas que se apresentam relevantes no cenário jurídico brasileiro.

Nas conferências magnas, o professor Jacinto Nelson de Miranda Coutinho discorreu sobre o tema ‘Por que o processo penal virou atração no Brasil’. ‘Hermenêutica e Direito’ foi a temática de abordagem do professor Lênio Luiz Streck. O professor Luiz Alberto David Araújo falou sobre ‘A inclusão como dever do Estado brasileiro: o Estatuto da Pessoa com Deficiência e o Código Civil’. Fernando Scaff expôs o tema ‘Tributação, Constituição Federal e Justiça’.

O evento contou ainda com palestras e conferência sobre variados temas e apresentações de trabalhos. De acordo com o professor Cazzaro, foi cumprido o objetivo de oportunizar aos participantes o contato e aprofundamento com temas atuais e relevantes da área, além de incentivar o debate acadêmico necessário para cada uma das temáticas abordadas, sensibilizando a comunidade acadêmica e profissional do Direito para a produção científica.