Sábado, 21 de julho de 2018

12/12/2017 - 09h22 / Atualizada 12/12/2017 - 09h28

Coordenadores apresentam propostas para a UVPR

Os coordenadores dos Núcleos de Ensino a Distância das universidades estaduais do Paraná se reuniram, nesta segunda-feira (11) na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para planejar as ações para o ano de 2018 da Universidade Virtual do Paraná (UVPR). Entre as propostas, estão estratégias para aperfeiçoar o ensino a distância, novas políticas de formação continuada para os professores e parcerias com setores públicos e privados.

A UVPR é uma rede descentralizada que envolve as universidades estaduais públicas do Paraná e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O principal objetivo do programa é aumentar o acesso à educação, incentivar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação do uso da tecnologia digital de informação e comunicação.

Na reunião, que também apresentou um balanço das ações realizadas em 2017, foi avaliado o curso de Gestão Pública, ofertado no mês de junho. O objetivo é aumentar o alcance e qualidade na formação profissional. Segundo a diretora geral do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Maria Luisa Furlan a universidade virtual deseja estimular a capacitação de servidores do Estado. “Estamos estudando junto as secretarias as áreas que necessitam de formação para ofertar novos cursos”.

O Governo do Estado investiu cerca de R$ 4 milhões, R$ 3,3 milhões pelo Fundo Paraná e R$ 730 mil pelo Detran na realização do curso de Gestão Pública. A iniciativa possui 1.800 alunos, entre servidores públicos e demais interessados matriculados e recebeu apoio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Ministério da Educação (MEC)

NOVO CURSO - O Governo do Estado também irá investir mais R$1.925.036,00, por meio do Fundo Paraná, em um período de 24 meses, para o desenvolvimento do curso de especialização em Gestão Integrada da Mobilidade Urbana.

O curso será ofertado pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O objetivo do curso é promover o compartilhamento interinstitucional e uso das tecnologias digitais para contribuir de forma efetiva com a melhoria dos indicadores acadêmicos.