Sábado, 21 de julho de 2018

12/12/2017 - 14h37 / Atualizada 12/12/2017 - 16h58

Pesquisadores participam de evento no Uruguai

Os professores Alfredo César Antunes e Constantino Ribeiro de Oliveira Junior, do Núcleo de Esporte, Lazer e Sociedade participaram dos debates do XXXI Congresso da Associação Latino Americana de Sociologia (ALAS)

por Marilia Woiciechowski

As pesquisas desenvolvidas no Núcleo de Esporte, Lazer e Sociedade do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG integraram espaços de debates do XXXI Congresso da Associação Latino Americana de Sociologia (ALAS), realizado no Uruguay, de 03 a 08 de dezembro de 2017. Com o tema “Encruzilhadas Abertas da América Latina: Sociologia em tempos de mudança”, o evento reuniu investigadores de diferentes países - e a UEPG esteve representada no evento com a presença dos professores doutores Alfredo César Antunes e Constantino Ribeiro de Oliveira Junior; do doutorando Paulo Sérgio Ribeiro e Cláudia Moraes e Silva Pereira; e das mestrandas Érica Fernanda de Paula, Luane Guarneri Azambuja, vinculados ao Núcleo. A participação dos pesquisadores no congresso ocorreu com apoio da UEPG e da Fundação Araucária .

Os participantes da UEPG explicam que as pesquisas foram apresentadas em três Grupos de Trabalhos (GT) distintos: GT 22 - Sociología del Ocio y el Deporte; GT 26 - Sociología de los Cuerpos y las Emociones; e GT 11 - Género, Feminismos y sus aportes a las Ciencias Sociales. Ainda relatam que os temas do grupo foram bem avaliados e permitiram o debate e intercâmbio com pesquisadores do Uruguai, Argentina, Colômbia, Peru, Brasil entre outros, provenientes de diversas áreas do conhecimento. Com a sociologia em evidência, o objetivo do encontro foi contribuir para o reforço da disciplina, o seu espírito crítico e sua reflexão ativa. Também reafirmar o compromisso dos milhares de intelectuais na construção coletiva de novas formas de abordar problemas sociais - e desta forma, poder tratar com maior vigor a luta por justiça e igualdade na América Latina e no Caribe, em toda a sua complexidade.

Grupos e Temas

Durante a programação, o GT 22 Sociología Del Ocio y El Deporte, na segunda-feira (04 de dezembro), o professor Alfredo Cesar Antunes tratou do tema “A ancoragem do lazer no contexto do ‘Programa Escola Aberta’, refletindo as representações sociais dos pesquisadores sobre o conceito”, juntamente com Jáder Hernando Mejía Cano; e Marta Isabel Rodríguez. O grupo ainda registrou o tema “Formação profissional em educação física das Universidades públicas do Estado do Paraná - Brasil: análise do conteúdo lazer nos currículos”, com enfoques de Alfredo Cesar Antunes; Constantino Ribeiro de Oliveira Jr; Miguel Archanjo de Freitas. Jr. O professor Alfredo Antunes participou do grupo, na terça-feira (05 de dezembro), na exposição do tema “Publicações sobre lazer que utlizaram as representações sociais como aporte teórico metodológico”, em companhia de Erica Fernanda De Paula e Diego Petyk De Sousa.

Na quarta-feira (06 de dezembro), o grupo debateu o tema “Políticas Públicas: a participação da sociedade civil ponta-grossense nas políticas públicas de esporte e lazer”, com enfoques de Paulo Sergio Ribeiro Paulo; Constantino Ribeiro de Oliveira Jr. O tema “Entendimento jurisdicional sobre a proibição do consumo de álcool nos estádios: um estudo de caso” da quinta-feira (07 de dezembro) também teve a presença do professor Constantino, juntamente com Luane Guarneri Azambuja; e Fabiana Pelinson. No GT 26 Sociologia de los Cuerpos y lãs Emociones, Constantino tratou do tema A busca do contato com a natureza, considerações acerca das diversas formas de apropriação do Parque Barigui, Curitba/Pr, em companhia da professora Mariana Ciminelli Maran, do Instituto Federal do Paraná.

O GT 11 Género, Feminismos y sus aportes a las Ciencias Sociales tratou, na sexta-feira (15 (08 de dezembro), sobre ”Uma análise das políticas públicas de esporte e lazer da região dos campos gerais sob uma perspectiva de gênero”, com Cláudia Moraes e Silva Pereira. Neste grupo, tiveram participação como autores e co-autores as doutorandas Fabiana Pelinson e Mariana Ciminelli Maranho, doutorando Diego Petyk de Sousa, mestranda Marta Isabel Rodríguez, e pelo mestrando Jáder Hernando Mejía Cano e o professor doutor Miguel A. F. Júnior. O Núcleo de Esporte Lazer e Sociedade da UEPG conta, ainda, com a participação do professor doutor. Bruno Pedroso.