Sexta-feira, 20 de julho de 2018

15/12/2017 - 13h58 / Atualizada 15/12/2017 - 18h21

Projeto capacita atendimento a vítimas de violência no HU

O Projeto de Extensão “Assessoria para a Implantação do Protocolo de Atendimento às Vítimas de Violência Intrafamiliar no Hospital Universitário Regional Wallace Thadeu de Mello e Silva”, vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assessoria na área da Infância e Adolescência (NEPIA), do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realiza nesta sexta-feira (15), no HU-UEPG, uma capacitação para os profissionais do hospital (psicologia, serviço social, farmácia, enfermagem, técnico em enfermagem, técnico em administração e medicina), sobre o acolhimento e atendimento humanizado; e privacidade e sigilo durante o atendimento de vítimas de violência. O conteúdo foi ministrado pela assistente social da Secretaria de Saúde de Telêmaco Borba, Bibiana Maria Gil Copetti Santos.

De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH 2015), o acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho. Tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede socioafetiva”.

A coordenadora do NEPIA, Cleide Lavoratti (Departamento de Serviço Social), ressalta ainda a importância de uma atuação ética profissional no atendimento às pessoas em situação de violência intrafamiliar (mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e população LGBTTI, entre outros). Segundo ela, o encontro de capacitação desta sexta-feira se constitui como a quinta reunião de sete (capacitações, oficinas e reuniões) que visa discutir temas relevantes ao enfrentamento às violências no âmbito da saúde.

Durante 2017, foram realizados encontros com as seguintes temáticas: os sentimentos geradores no atendimento às vítimas de violência; fluxos de atendimento; trabalho interdisciplinar em rede; exames clínicos e ginecológicos; e contracepção de emergência, entre outros. Para 2018, estão previstas mais duas capacitações que discutirão o acompanhamento social; e psicológico e a abordagem com familiares e supostos agressores.

Ainda em abril de 2018, será entregue o Protocolo de Atendimento às Vítimas de Violência Intrafamiliar, que está sendo construído coletivamente pela equipe do Projeto de Extensão com os profissionais de diversas áreas do Hospital Universitário Regional.