Sexta-feira, 20 de julho de 2018

« voltar

15/12/2017 - 13h58 / Atualizada 15/12/2017 - 18h21



Projeto capacita atendimento a vítimas de violência no HU


por Assessoria de Imprensa

O Projeto de Extensão “Assessoria para a Implantação do Protocolo de Atendimento às Vítimas de Violência Intrafamiliar no Hospital Universitário Regional Wallace Thadeu de Mello e Silva”, vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assessoria na área da Infância e Adolescência (NEPIA), do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realiza nesta sexta-feira (15), no HU-UEPG, uma capacitação para os profissionais do hospital (psicologia, serviço social, farmácia, enfermagem, técnico em enfermagem, técnico em administração e medicina), sobre o acolhimento e atendimento humanizado; e privacidade e sigilo durante o atendimento de vítimas de violência. O conteúdo foi ministrado pela assistente social da Secretaria de Saúde de Telêmaco Borba, Bibiana Maria Gil Copetti Santos.

 De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH 2015), o acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho. Tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede socioafetiva”.

A coordenadora do NEPIA, Cleide Lavoratti (Departamento de Serviço Social), ressalta ainda a importância de uma atuação ética profissional no atendimento às pessoas em situação de violência intrafamiliar (mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e população LGBTTI, entre outros). Segundo ela, o encontro de capacitação desta sexta-feira se constitui como a quinta reunião de sete (capacitações, oficinas e reuniões) que visa discutir temas relevantes ao enfrentamento às violências no âmbito da saúde.

Durante 2017, foram realizados encontros com as seguintes temáticas: os sentimentos geradores no atendimento às vítimas de violência; fluxos de atendimento; trabalho interdisciplinar em rede; exames clínicos e ginecológicos; e contracepção de emergência, entre outros. Para 2018, estão previstas mais duas capacitações que discutirão o acompanhamento social; e psicológico e a abordagem com familiares e supostos agressores.

Ainda em abril de 2018, será entregue o Protocolo de Atendimento às Vítimas de Violência Intrafamiliar, que está sendo construído coletivamente pela equipe do Projeto de Extensão com os profissionais de diversas áreas do Hospital Universitário Regional. 

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2018 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG