Sábado, 21 de julho de 2018

20/12/2017 - 14h57 / Atualizada 20/12/2017 - 15h20

Samuka e filhos levam conforto aos corredores e alas do HU

Sons de violino e acordes de músicas natalinas provocaram emoções em funcionários e pacientes do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG), nesta quarta-feira (20). Do quinto andar, escadas abaixo, passando pela Maternidade, UTIs, Ambulatórios, Pronto Atendimento e saguão de atendimento, todos saíram para os corredores para assistir à passagem do músico Samuka e seus filhos. Com celulares nas mãos procuravam registrar e eternizar o momento, logo replicado nos perfis de cada um nas redes sociais.

A apresentação do conhecido músico ponta-grossense faz parte das Cantatas de Natal do HU, cuja programação segue até esta sexta-feira (22). De acordo com a assistente social Ana Maria Salles Rosa Solak, o objetivo é integrar os servidores dos diversos setores do HU, além de oportunizar momentos de paz, alegria e conforto aos pacientes e familiares, que diariamente buscam o atendimento no hospital para consultas, exames e outros procedimentos, além daqueles que estão nas alas de internamento. “É mais uma ação visando a humanização no atendimento à comunidade”.

Samuel Teodoro Marcelino, conhecido como Samuka, traduz com emoção os momentos de êxtase que viveu no HU, ao lado dos filhos. “Ver a emoção das pessoas é contagiante. Significa que o Natal não sé só consumo, não é só dinheiro, por isso temos que compartilhar aquilo que temos de melhor com o próximo”, diz. No caso de Samuka, o seu bem maior é a música, que o acompanha desde os 15 anos. Hoje com 47 anos, coloca seus filhos na estrada. Nathan de Almeida, 18 anos; e Renan de Almeida, 16 anos, já somam 10 anos de música.

As Cantatas de Natal do HU prosseguem nesta quinta-feira (21), com a apresentação do Coral da UEPG, regido pela maestrina Carla Irene Roggenkamp, às 10h30, no saguão do hospital. A programação se encerra nesta sexta-feira (22), às 10h30, também no saguão, com a exibição do Coral Santa Luzia, da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais – APADEVI. O Coral da Copel abriu a programação, na segunda-feira (18); na terça-feira apresentou-se o grupo Cores da Voz; e nesta quarta-feira, à tarde, foi a vez do Coral do HU.