Sexta-feira, 22 de junho de 2018

21/12/2017 - 11h55 / Atualizada 21/12/2017 - 12h04

Hospital Universitário recebe verba da Justiça Federal

A Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) transferiu para o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG) recursos repassados à instituição pela 2ª Vara da Justiça Federal de Ponta Grossa, no valor de R$ 270 mil. A verba resulta de honorários de ações judiciais vencidas pelo poder público e, agora, têm uma destinação social, conforme desatacou o juiz Antônio César Bochenek, diretor da Justiça Federal em Ponta Grossa, em recente visita ao HU (20/11), acompanhado do procurador do Ministério Público Federal (MPF), Osvaldo Sowek Júnior.

De acordo com o diretor geral do HU, Everson Augusto Krum, estes recursos vão melhorar e ampliar a infraestrutura de trabalho do corpo técnico e atendimento à população no hospital. Um dos projetos se refere à aquisição de equipamentos fabricados com ligas especiais, não magnéticas, para a dar suporte a exames de ressonância magnética, em casos de necessidade de sedação e imobilização do paciente. Os recursos permitirão ainda a renovação dos aparelhos de tevê em todo o hospital, do sistema analógico para o digital. “A Maternidade já conta com aparelhos novos. Agora serão trocados os televisores de toda ala de internamento”, diz.

Na visita realizada ao HU em novembro, o juiz Antônio Cesar Bochenek se mostrou impressionado com a estrutura e as ações desenvolvidas no Hospital Universitário. “É gratificante ver o recurso sendo empregado em proveito da comunidade”, disse, ao observar que o repasse de verbas para o HU e outras entidades é uma forma da Justiça Federal se integrar à sociedade e contribuir para melhoria das condições de vida das pessoas.

MINISTÉRIO PÚBLICO

Neste ano, o HU também recebeu recursos repassados pelo Ministério Público Federal, num montante de R$ 350 mil, viabilizado em processo conduzido pelo promotor Osvaldo Sowek Júnior. Entre vários equipamentos, a verba possibilitou a aquisição de uma cabine de audiometria; monitor para acompanhamento simultâneo de ultrassom, no atendimento materno-infantil; tevês digitais para a Maternidade; berços aquecidos para bebês; camas pré-parto e pós-parto e tecido para a confecção de camisolas para gestantes e puérperas; em uma série de equipamentos que possibilitaram a montagem do Centro de Simulação de Procedimentos Médicos de Enfermagem, proporcionando a oferta de cursos para o corpo técnico do hospital para a comunidade.