Sexta-feira, 22 de junho de 2018

21/12/2017 - 15h44 / Atualizada 21/12/2017 - 17h12

Educação Física homenageia colaboradores e premia trabalhos

por Carlos Alberto Mayer

Em reunião realizada na última quarta-feira (20), o Departamento de Educação Física (DEDUFIS), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) definiu algumas ações consideradas como importantes para o contexto de final de ano e avaliação do trabalho realizado em 2017. Entre tais atividades, constou uma significativa homenagem aos professores colaboradores (temporários) que tiveram seus contratos encerrados. Essa demonstração de reconhecimento nunca aconteceu no departamento, tornando-se um fato inédito.

De acordo com o chefe do Departamento, Carlos Maurício Zaremba, a presença dos colaboradores deste ano possibilitou que os cursos de bacharelado e licenciatura funcionassem sem interrupções. ”Sem eles, com certeza, teríamos uma enorme dificuldade em cumprir com todas as atividades curriculares, lembrando que os colaboradores não apenas ministraram aulas, mas participaram ativamente de projetos de extensão e de pesquisa promovidos pelo DEDUFIS”.

Receberam homenagens os professores Claudia Moraes e Silva Pereira, Danilla Icassati Corazza, Leandro Martinez Vargas e Ricardo Domingues. Desta forma, Zaremba entende que a UEPG, através do DEDUFIS, contribui para valorizar, cada vez mais, os docentes que desempenham a função de professor colaborador, pois eles apresentam muito comprometimento com a Instituição e qualidade em suas ações.

No mesmo ato, também aconteceu a premiação dos melhores trabalhos acadêmicos 1ª Mostra Acadêmica sobre os Jogos Estudantis da Primavera (JEP), tradiconal competição promovida pela UEPG. Pela primeira vez, foi promovida uma mostra dos resultados dos trabalhos realizados pelos acadêmicos e orientado por professores do Departamento, durante a competição. O departamento registrou 42 trabalhos apresentados e analisados pelos professores Flavio Guimarães Kalinowski e Antonio Carlos Frasson.

Os critérios de avaliação foram ‘coerência e clareza’ na exposição da introdução, ‘objetivos’, ‘metodologia’, ‘resultado e conclusão’, ‘relevância da temática’, ‘tamanho do número da amostragem estudada’, ‘definição completa da metodologia utilizada’. Segundo o chefe do DEDUFIS, esta ação serve de estímulo para que mais professores e acadêmicos participem do evento nos próximos anos, fazendo dos JEPS um verdadeiro laboratório, não apenas para o curso de educação física, mas para todos os demais cursos da instituição.

Resultado final da 1ª mostra acadêmica JEPS

- 1º lugar: ‘Comportamento da variável estatura em atletas participantes dos JEP´s’, na modalidade voleibol, Disciplina ‘Medidas e Avaliação em Educação Física e Ciências do Exercício’, Curso Bacharelado em Educação Física, Orientador Carlos Maurício Zaremba.

- 2º lugar: ‘A influência das modalidades futsal e basquete na vida dos participantes’, Disciplina Projeto Integrado III, curso Licenciatura em Educação Física, Orientadora Heleise F. R. Oliveira.

- 3º lugar: ‘Análise do Scout nos esportes coletivos: uma pesquisa nos JEP´s’, disciplina Bioestatística Aplicada, curso Bacharelado em Educação Física, Orientador Guilherme Moreira Caetano Pinto.

- 4º lugar: ‘JEP´s 2017: entrevista com atletas da modalidade judô’, disciplina Projeto Integrado III, curso Licenciatura em Educação Física, orientadora Heleise F. R. Oliveira.