Terça-feira, 22 de maio de 2018

01/02/2018 - 10h54 / Atualizada 01/02/2018 - 11h45

Ética têm projeto para acadêmicos de Direito

Trata-se do projeto “Conversando com ética”, coordenado pelo professor doutor Kleber Cazzaro, do Departamento de Direito Processual da UEPG, que integra uma das atividades da disciplina Deontologia Jurídica do curso

por Marilia Woiciechowski

Os acadêmicos do curso de Direito da UEPG têm a oportunidade de participar de palestras proferidas por membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tanto da seccional do Paraná, quanto da subseção de Ponta Grossa. Essa aproximação ocorre a partir da institucionalização do projeto “Conversando com ética”, coordenado pelo professor doutor Kleber Cazzaro, do Departamento de Direito Processual da instituição, que vai oportunizar a presença de membros da Turma Recursal de Ética, do Conselho de Ética e Disciplina, do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB do Brasil, Seccional do Paraná, além de membros do Conselho de Disciplina da Subseção da OAB – Ponta Grossa, para exporem aos alunos sobre a responsabilidade e o compromisso com a profissão.

O projeto que integra uma das atividades complementares da disciplina Deontologia Jurídica do curso, por suas linhas, acabou alcançando o Conselho Estadual da OAB – e repercutiu no Paraná. Para frisar os passos dessa atividade, Kleber Cazarro entregou, em 18 de janeiro, o projeto ao presidente da OAB – Paraná, José Augusto Araújo de Noronha. Na oportunidade estava acompanhado do ex-presidente do Conselho Federal da OAB, advogado Roberto Busato; da presidente da OAB – Ponta Grossa, Rubia Carla Goedert; e dos conselheiros estaduais do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PR, Luiz Fernando Matias e Roberto Tavarnaro.

Objetivos do Projeto

Quando registra o objetivo do projeto, o professor Kleber ressalta que tem o compromisso de tratar da ética no exercício da profissão. Para tanto, envolve temas como as prerrogativas para o exercício da profissão; importância da Escola de Advocacia; e acerca finalidades e funcionalidades dos órgãos da OAB para aqueles que queiram exercer a advocacia, que o coordenador do “Conversando com ética” coloca como uma das mais nobres profissões disponíveis no âmbito da sociedade brasileira. Doutor e mestre em Ciência Jurídica, Cazarro acrescenta que o projeto também trará economistas para bordar sobre as necessidades de haver bom gerenciamento e organização financeira e administrativa no conjunto do escritório de advocacia, notadamente quando formado por sociedade de advogados.

Também acrescenta que o projeto inclui o convite e a participação de representantes da organização do Exame de Ordem e da Caixa de Assistência dos Advogados, para expor sobre suas funções e acerca de cada uma para o acadêmico formando do curso de direito da OAB. Para o coordenador, o projeto se justifica na medida em que une a teoria da disciplina de Deontologia Jurídica e a prática profissional que todo acadêmico enfrentará após a formatura e o ingresso nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil para o exercício da profissão. “O projeto visa destacar aos acadêmicos a importância da retidão, da lisura, da seriedade com que cada qual deverá exercer a profissão. É atentar à boa conduta na profissão seguindo dentro da linha jurídica de formação típica do curso de Direito da UEPG”.