Terça-feira, 22 de maio de 2018

« voltar

06/02/2018 - 08h25



Agipi tem indicação de verba para construção de prédio


A indicação para a Lei Orçamentária Anual de R$ 1,5 milhão através do trabalho do deputado estadual Márcio Pauliki (PDT) poderá concretizar o sonho da construção do prédio da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG


por Marilia Woiciechowski

A expectativa da conquista de recursos para a construção do prédio da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG (AGIPI) ganha novo alento com a indicação para a Lei Orçamentária Anual (Loa) de R$ 1,5 milhão através do trabalho do deputado estadual Márcio Pauliki (PDT). O recurso proposto surge como uma esperança na viabilização do prédio que se constitui em antiga reivindicação que vem desde os primórdios do lançamento, em 2008, da Agipi, segundo o professor doutor Ricardo Ayub, diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual e coordenador do Laboratório de Biotecnologia Aplicada da UEPG.

O professor diz que acredita que, em 2018, será possível iniciar a construção do prédio da Agipi, que irá abrigar as empresas incubadas e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico. No balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2017, o diretor da Agipi adiantou que o prédio deverá ter 500m² e será construído próximo ao CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, no Campus de Uvaranas da UEPG. Como ressalta o professor, o prédio vai receber empresas emergentes de base tecnológica de pessoas ligadas à instituição ou não, desde que seu produto final seja inovador. O que deve contribuir para a geração de novos empregos e receitas na região.

Quanto ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Ricardo Ayub explica que este visa atrair as grandes indústrias regionais para desenvolverem um polo de pesquisa junto à UEPG. “Nós esperamos que, desta vez e com a ajuda do deputado Márcio Pauliki, consigamos concretizar o sonho do prédio da Agipi, que será um importante ativo de desenvolvimento regional”. O diretor registra que a Agipi já transferiu cinco patentes à iniciativa privada, hoje, em fase de desenvolvimento de produtos. Para exemplificar, cita as patentes licenciadas para a Águia Sistema de Armazenagem S/A; e para a Forward Química do Brasil (Cará-Cará). Também cita o contrato para desenvolvimento de patente com a Agrocete – Indústria de Fertilizantes Especiais voltada à fabricação de produtos inoculantes.

 

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2018 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG