Terça-feira, 22 de maio de 2018

06/02/2018 - 15h48 / Atualizada 06/02/2018 - 16h52

NTI apresenta ‘SEI’ durante capacitação docente, nesta quarta

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), em fase de implantação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), será tema de apresentação na programação de capacitação dos professores da instituição, nesta quarta-feira (7), às 9h30, no Pequeno Auditório do Campus Central (Bloco A). A exposição será conduzida pelo diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Dierone César Foltran Jr.

O SEI se constitui em um sistema eletrônico que visa à eficiência administrativa e conhecimento institucional, eliminando-se a tramitação dos processos e documentos em meio físico (papel). Desenvolvido e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre, o programa foi criado para a melhoria no desempenho dos processos do setor público, com ganho de agilidade, produtividade, transparência e redução de custos.

De acordo com o diretor do NTI, o sistema é 100% web. Pode ser acessado por meio dos principais navegadores (Internet Explorer, Firefox e Chrome). Ainda poderá ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos, incluindo microcomputadores, notebooks, tabletes e smartphones, nos vários sistemas operacionais disponíveis. ‘Os usuários podem desenvolver atividades a distância”.

O processo de implantação do SEI na instituição teve início em julho de 2017, com a assinatura do acordo de cooperação técnica com o TRF4, após negociações que envolveram os juízes Antônio César Bochenek e Fabrício Bittencourt da Cruz, da Justiça Federal em Ponta Grossa. Em setembro, a UEPG teve acesso aos códigos fontes do sistema, iniciando testes e planejamento da integração dos sistemas da UEPG, por parte do NTI. Seguiu-se o desenvolvimento da página do sistema e definição de equipes de trabalho.

Segundo Dierone Foltran, agora o programa entra em fase de implantação de fato, com a apresentação do projeto ‘SEI” na semana de capacitação docente; capacitação do pessoal que vai trabalhar na administração do programa; preparação do treinamento dos usuários; e parametrização do sistema. Em março, seguirá o treinamento de usuários; criação do regimento de trâmite de documentos; e parametrização. O início da operacionalização se dará a partir de abril.

O chefe do NTI esclarece que o sistema antigo de protocolo continuará habilitado apenas para a tramitação dos processos em papel já abertos, antes da implantação do SEI. A partir de julho, o sistema antigo ficará aberto apenas para consulta, enquanto se executa a migração, por demanda, de processos em papel ainda em tramitação.

CAPACITAÇÃO

A capacitação de docente da UEPG terá início às 9 horas, no Pequeno Auditório do Campus Central, com a promoção do Programa Docência no Ensino Superior – DES. O tema de abertura, “Relato de uma experiência de pesquisa pós-doutoral na University of Sydney – Austrália”, será conduzido pela professora Déborah Scheidt do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL).

Na coordenação do DES, a professora Graciete Tozetto Góes explica que, ao longo da programação, serão ofertadas oficinas, palestras, grupos de estudos e outras ações todas voltadas à reflexão sobre o ensino na universidade e a formação dos docentes. A professora Graciete reitera o convite para presença na programação dos DES aos professores e acadêmicos de pós-graduação da UEPG. As inscrições serão feitas no local.

Outro tema da manhã (10h) será “Docentes universitários e graduandos: uma experiência de formação conjunta na Didática”, com a presença das professoras Maiza Margraf Althaus e Denise Zanon, do Departamento de Pedagogia (DEPED). Também no Pequeno Auditório, a programação traz “Relato: desafios digitais na sala de aula para desenvolver estilos e identidades criativas” (14h) por Reinaldo Reinaldo Mayer, do Departamento de Informático (DEINFO).

Vinculado à Prograd (Pró-Reitoria de Graduação), o DES - “Docência no Ensino Superior” é um programa integrado de ensino, pesquisa e extensão da UEPG. O objetivo do programa é promover ações pedagógicas formativas de caráter permanente contribuindo para a consolidação de uma cultura de desenvolvimento profissional e troca de saberes na docência universitária.