Terça-feira, 22 de maio de 2018

« voltar

07/02/2018 - 14h05 / Atualizada 08/02/2018 - 14h26



Pró-Reitora da UEPG assume presidência do ForProex


por Assessoria de Imprensa

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex/UEPG), Marilisa do Rocio Oliveira, assumiu, nesta terça-feira (6), a presidência do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX). Como vice-presidente da entidade, eleita em 2017, Marilisa Oliveira substitui o professor Daniel Pansarelli, da Universidade Federal do ABC (SP), que deixou o cargo de pró-reitor de Extensão na instituição paulista.

A pró-reitora da UEPG chega à presidência do ForProex com a experiência de dois mandatos à frente do Fórum Regional Sul (2015 e 2016). Em 2017 foi eleita para a vice-presidência da entidade, durante a programação do 41º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro (Bahia). A professora Ana Lívia Coimbra, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), assume interinamente a vice-presidência da entidade (acumulando a coordenação do Coex, na ANDIFES).

A nova presidente do ForProex assume o cargo com o compromisso de dar continuidade às pautas extensionistas levadas ao debate no cenário do ensino superior e da sociedade nos últimos anos. Entre elas, cita a curricularização da extensão, em discussão nas universidades públicas de todo país, em consonância com os preceitos do Plano Nacional de Educação (PNE); a questão da internacionalização da extensão; e a definição de indicadores de avaliação da extensão. Nessa missão comemora a parceria com o professor Gilberto Hildebrando, pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Londrina, que assume a presidência da regional Sul do ForProex. “As IES do Paraná dão assim sua grande contribuição nas discussões da extensão universitária”, diz.

FORPROEX

O ForProex foi criado e implantado no dia 6 de novembro de 1987, durante o “I Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas”, em Brasília. Desse encontro, originaram-se as diretrizes conceituais e políticas de ação para as Instituições de Ensino Superior - IES - do país e para o Plano Nacional de Extensão Universitária, que se desdobra em planos regionais e institucionais nas seguintes áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho.

Colocando a extensão universitária como o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade, o Fórum tem como objetivos propor políticas e diretrizes que permitam o fortalecimento de ações comuns das pró-reitorias de Extensão e órgãos das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileira; e manter articulação permanente com representações dos dirigentes de instituições de educação superior e com os demais fóruns de Pró-Reitores, a fim de desenvolver ações conjuntas que visem à real integração da prática acadêmica.

O FORPROEX tem como princípio de organização o trabalho associativo, enquanto órgão ligado aos pró-reitores de extensão. Para ampliação de seu alcance é essencial que dinamize o trabalho em rede, tendo como órgão de comunicação o portal da Rede Nacional de Extensão (www.renex.org.br). Dessa maneira, cada conjunto de colaboradores de pró-reitorias ou órgãos de gestão da extensão e instituições ou movimentos que elejam como direcionalidade o desenvolvimento da extensão universitária, bem como profissionais, pesquisadores e outros interessados podem ser nós e participantes dessa rede.

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2018 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG