Terça-feira, 22 de maio de 2018

08/02/2018 - 13h37

COU escolhe comissão para eleição à Reitoria

O Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), aprovou, nesta quinta-feira (8), a indicação dos membros e integrantes da Comissão responsável pelos trabalhos da Consulta à Comunidade Universitária, para a escolha do reitor e vice-reitor da instituição para o mandato de 1º de setembro de 2018 a 31 de agosto de 2022. Nesta sexta-feira (9) será publicado o Ato Oficial da Reitoria convocando a comunidade universitária (docentes, agentes universitários e estudantes), contendo data da eleição; local e período de inscrição; dia e horário de recepção dos resultados e a designação da comissão.

A indicação dos membros da Comissão segue ao disposto na Resolução Univ. nº 36, de agosto de 2009, que disciplina os processos de consulta ou de eleições para escolha dos dirigentes universitários e de representantes nos colegiados deliberativos da UEPG. À comissão compete coordenar, supervisionar e executar a consulta e as eleições; decidir, em primeira instância, sobre as reclamações e impugnações relativas à execução da consulta e as eleições; credenciar os fiscais indicados pelas chapas; estabelecer a quantidade de mesas necessárias à recepção dos votos e as suas localizações; e executar e supervisionar os trabalhos de apuração dos resultados.

A comissão ficou constituída pelos professores Ulisses Coelho (representante docente), Jeverson Machado do Nascimento (representante dos agentes universitários), Clara do Prado Patrício (representante discente), professores Silas Guimarães Moro e João Manoel Grott e agentes Vanderson Romko e Roselene de Oliveira Leffer (membros da comunidade universitária). Ainda farão parte da equipe os servidores do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Luiz Gustavo Barros e Vladmir Alexandrino de Souza. O professor Silas Guimarães Moro ficará na presidência da comissão.

Além dos nomes indicados e aprovados pelo COU, a comissão terá a participação de um representante de cada chapa concorrente ao pleito, assegurando-se sempre a manutenção de um número ímpar de membros, conforme a Resolução Univ. 36/2009. Na reunião desta quinta-feira, ainda foram indicados os membros suplentes Marcus William Hauser (docentes), Antônio Marcos Maia (agentes) e Gabriel Biglia Wasilewski (discentes).

Após a publicação do ato convocatório da consulta, nesta sexta-feira (9), o calendário eleitoral prevê o prazo para a inscrição dos candidatos, por chapa, de 12 a 27 de março. Em 2 abril, será publicado edital do deferimento ou indeferimento das inscrições das chapas. Depois seguem os prazos para recursos e análises pela comissão eleitoral e Conselho Universitário, de 4 a 17 de abril.

Já nos dias 23, 24 e 25 de abril serão credenciados os fiscais de cada chapa, junto à Comissão Eleitoral. Em 3 de maio, a Reitoria publica ato oficial com a indicação dos membros das mesas receptoras e respectivos turnos de funcionamento. No dia 9 de maio, a comissão publica edital com as listas de eleitores.

No dia 15 de maio iniciam a consulta, por meio eletrônico, à comunidade universitária nos campi avançados e polos de ensino a distância da UEPG. A eleição nos campi (Central e Uvaranas) situados em Ponta Grossa ocorre em 17 de maio. A apuração pública dos resultados também no dia 17, em local a ser definido pela Comissão.

No dia 21 de maio se encerra o prazo para recurso contra o resultado da consulta. Já no dia 24, de maio a Comissão encaminha ao Conselho Universitário os mapas da apuração dos votos, contendo o resultado o final, bem como, se for o caso, os recursos interportos, com parecer conclusivo elaborado pela Comissão, opinando pela procedência ou improcedência de eventuais impugnações. No dia 5 de junho, o Conselho Universitário se reúne para apreciar eventuais recursos e/ou homologar o resultado da consulta.