Terça-feira, 22 de maio de 2018

08/02/2018 - 15h29 / Atualizada 08/02/2018 - 15h57

HU certifica residentes médicos e multiprofissionais

O secretário estadual João Carlos Gomes, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, presidiu a cerimônia de formatura da quarta turma de residentes médicos e terceira turma de residentes multiprofissionais do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG), nesta quarta-feira (7), no auditório do PDE, Campus Uvaranas. Receberam os certificados de conclusão da especialização oito residentes médicos e 11 profissionais da Residência em Intensivismo.

Ao parabenizar os residentes, o secretário João Carlos Gomes lembrou da história da implantação do Hospital Regional e depois sua transformação em Hospital Universitário, na qual teve participação como reitor e também como secretário de Estado. “Fico feliz em ver o resultado desse processo e constatar que acertamos no formato da filosofia de trabalho do hospital, com direcionamento acadêmico, voltado para o ensino, a pesquisa e a prestação de serviço”, disse.

O diretor geral do HU, Everson Augusto Krum, ressalta a mão firme dos coordenadores, professores e preceptores dos programas de residência do HU. “Conduzindo e trazendo a formação e atuação profissional próxima da ética”.  Ele cita como referência dos programas de residência multiprofissional do HU a integração entre as diversas áreas da saúde e da assistência social. Cita, por exemplo, o treinamento em atendimento pré-hospitalar pelo qual passaram os residentes em intensivismo no Siate e Samu, que trouxe a esses profissionais uma importante experiência no atendimento de emergência e urgência.

A coordenadora das residências multiprofissionais (Coremu), professora Luciane Patrícia Andreani Cabral, mencionou o desafio de montar o projeto das residências multiprofissionais, trabalho esse que contou com a colaboração de diversas pessoas comprometidas com a oferta de uma formação de excelência no ensino e na atuação profissional. “Os profissionais que se formam hoje levam uma fundamental experiência de trabalho em equipe”. Adriana Fátima Menegat Schuinski, coordenadora das residências médicas, destacou o processo de aprendizagem mútua entre preceptores, professores e residentes. “Desejo a todos uma trajetória de sucessos”.

O residente em Neurologia Gustavo Leopold Schutz Pereira falou em nome dos colegas, recordando do primeiro dia que entrou no HU e vislumbrou os desafios que teria pela frente, de conhecer coisas e pessoas novas. “Nos primeiros momentos, literalmente, residi no hospital”, disse, observando que toda as experiências que viveram agregaram muito conhecimento e valor ético às suas carreiras. “Aos pacientes devemos mais agradecimentos. Eles são a razão de termos escolhido essa profissão”, completou, a falar sobre a importância da atenção às pessoas.

Representando os residentes multiprofissionais, a enfermeira Raisa Luana Iurkiv comentou sobre a experiência de participar e ser uma engrenagem de uma grande máquina, que é um hospital. Para ela este será uma referência na carreira de todos os profissionais que passaram pela residência em intensivismo. “Agradeço por esta oportunidade, de fazer uma residência com a melhor estrutura que poderíamos encontrar”.  Nesse sentido, o diretor do HU comenta sobre a qualidade da formação dos residentes em intensivismo, que no segundo ano da residência ficaram responsáveis pela operacionalização de uma das UTI dos HU, com ótimo desempenho.

Confira a relação de residentes certificados pelo HU

RESIDENCIA MÉDICA:

Clínica Médica:

JISSA JEANETE

POLLYANNA PINTO DIAS

GUSTAVO SFIER LUIZ

PAULO ROBSON GONÇALVES

Cirurgia Geral:

LUCIANA STABACH

SAULO D´ELIA PINTO DE ARRUDA

CAMILA GABRIELLA DA COSTA BELONCI

Neurologia: