Terça-feira, 22 de maio de 2018

09/02/2018 - 11h52 / Atualizada 09/02/2018 - 12h04

Vestibular e PSS preenchem mais de 90% das vagas

Após a realização das matrículas e registro acadêmico em primeira chamada e lista de espera dos vestibulares de Inverno e de Verão 2017 e Processo Seletivo Seriado – PSS 2017 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Divisão de Matrícula da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) contabiliza 1.820 vagas preenchidas, de um total de 1.952 vagas ofertadas nos três concursos. Isso significa que a instituição já tem mais de 90% das vagas preenchidas, antes do início do ano letivo, em 19 de fevereiro, com a realização das atividades da ‘Acolhida ao Calouro’.

O pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, declara que ajustes realizados no processo de matrícula, como a convocação de um número maior de candidatos na lista de espera da primeira chamada dos vestibulares e PSS, permitiram o atendimento de uma demanda antiga da comunidade acadêmica. Até então, segundo ele, era recorrente o ingresso de alunos classificados em diversas chamadas durante todo o primeiro bimestre, prejudicando o desenvolvimento administrativo e pedagógico.

“Neste ano, com um trabalho em conjunto com os técnicos da Prograd e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), pudemos fazer uma série de mudanças de procedimentos que resultaram na desburocratização do sistema de matrículas”, afirma o pró-reitor. Entre os ajustes, cita a antecipação das chamadas dos respectivos concursos; aumento do número de convocados na segunda chamada e lista de espera; antecipação das solicitações de transferências externas; e melhoria do sistema que controla as matrículas.

Conforme Miguel Archanjo, esse processo de desburocratização de rotinas administrativas, além de dar maior autonomia e responsabilidade aos acadêmicos, visa a desoneração das atribuições do coordenador de curso, que assim pode dedicar sua atuação mais às questões pedagógicas. Um exemplo, é o sistema em que o próprio acadêmico veterano realiza sua matrícula, que neste ano funcionou com absoluta eficiência, e que agora será estendido ao acadêmico ingressante, também tirando uma atribuição antes delegada aos coordenadores. “Desde de sua entrada na universidade, o aluno passa a assumir responsabilidades sobre o seu futuro pessoal e acadêmico”.

O chefe da Divisão de Matrícula, Anderson Santos Costa, alerta os calouros para o procedimento de confirmação da matrícula, que deverá ser feito até o quinto dia útil após o início das aulas. No caso dos matriculados em primeira e segunda chamadas (e respectivas listas de espera), a confirmação deverá ser efetuada no período de 19 a 23 de fevereiro, no sistema Acadêmico On Line. A não confirmação da matrícula implicará na perda da vaga, que será disponibilizada em chamadas subsequentes ou oferta de vagas remanescentes.

De acordo com o calendário de chamadas divulgado pela Prograd, no Manual do Candidato dos vestibulares e PSS e no sistema ‘Matrículas/Calouros 2018’, a segunda chamada e lista de espera será divulgada no próximo dia 14 de fevereiro, com matrícula no dia 16/2, das 13h45 às 14h30 (2ª chamada) e às 15h30 (lista de espera), no Bloco do PDE, Campus Uvaranas.

Mais informações em www.uepg.gr/prograd.