Sexta-feira, 22 de junho de 2018

« voltar

09/03/2018 - 11h36 / Atualizada 21/05/2018 - 16h04



UEPG e 13º BIB firmam parceria para criação de espaço cultural


por Assessoria de Imprensa

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o 13º  Batalhão de Infantaria Blindada (13º BIB) vão formalizar parceria para a criação de um espaço cultural no quartel da corporação localizada no Bairro de Uvaranas. O local receberá o nome do patrono do 13º BIB, General Tristão Alencar Araripe, e terá projeto desenvolvido pelo Museu Campos Gerais da UEPG.

A criação desse novo espaço cultural foi tema de reunião, no prédio da Proex, na última sexta-feira (3), com a presença da pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Marilisa do Rocio Oliveira, o diretor do Museu Campos Gerais, Paulo Eduardo Dias de Mello, e os representantes do setor de Comunicação Social do 13º BIB, subtenente César e sargento Lopes. Ainda acompanharam o encontro, Josélia Loyola de Oliveira Gomes, do Centro de Documentação da UEPG; Ademir representando a Equipe Acadêmica; e um representante da equipe acadêmica do Museu.

De acordo como professor Paulo de Mello, o Museu Campos Gerais dará assessoria técnica ao 13º BIB para a constituição do espaço cultural, no que concerne ao projeto museográfico de exposições, organização de reserva técnica e biblioteca, tratamento técnico do acervo existente (higienização, triagem, e organização preliminar). Ainda deverá promover a digitalização de documentos impressos, manuscritos e fotográficos, catalogação dos objetos materiais e proposição de projetos e materiais educativos.

Para o professor Paulo Mello, essa parceria representa uma valiosa oportunidade de a UEPG prestar serviços a uma instituição histórica, que se abre para a importância da preservação de documentos e objetos. "Esses documentos retratam a história de quase um século de atuação do 13º BIB, bem como de seus membros, em episódios marcantes de nossa história local e nacional." 

Ainda evidenciando as oportunidades proporcionadas à instituição e ao Museu, Paulo Mello comenta sobre o incentivo à continuidade da realização de pesquisas que já vêm sendo desenvolvidas por acadêmicos do curso de História sobre temas da história militar e política local e nacional. "A parceria fortalece os elos interinstitucionais pretende possibilitar, numa perspectiva de longa duração, permutas de objetos, trocas de saberes, e atividades em parceria", conclui.

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2018 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG