Sexta-feira, 22 de junho de 2018

« voltar

13/03/2018 - 15h26 / Atualizada 19/03/2018 - 18h11



Deputado anuncia repasse de recursos à IESOL


por Assessoria de Imprensa

 

A Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESOL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, nesta sexta-feira (9), a visita do deputado federal Aliel Machado, que anunciou o repasse de emenda parlamentar no valor de 200 mil para atividades do programa extensionista da instituição. O encontro registrou a presença do reitor Carlos Luciano Sant”Ana Vargas; da vice-reitora Gisele de Sá Quimelli; da pró-Reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Marilisa do Rocio Oliveira, além de professores coordenadores, técnicos e estagiários.

Durante a conversa, os presentes comentaram a necessidade do apoio do poder público para a continuidade de iniciativas na área da economia solidária. A coordenadora da IESOL, Reidy Rolim de Moura, destaca a importância da incubadora receber apoio financeiro. “Dessa forma é possível continuar desenvolvendo com equipe e recursos competentes, atividades com propriedade e responsabilidade, tanto no aspecto de formação dos alunos que participam do programa como dos grupos incubados”, complementa.

A vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli comenta que a IESOL é um exemplo de extensão na universidade. “Quando a gente vê um programa que luta pela comunidade e que está dando certo, a gente fica muito contente”, afirma. O professor Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, um dos coordenadores do programa, comenta ainda sobre os desafios e a urgência de investimento em educação. De acordo com ele, que atua na área das licenciaturas, é preciso priorizar a atualização da educação no país.

O deputado Aliel Machado reforça que a incubadora, além de desenvolver um trabalho fundamental de extensão nas diferentes comunidades, exerce um trabalho muito importante na formação dos universitários. “O trabalho de formação com os jovens e todo o processo de coletividade que acontece aqui é essencial em um contexto onde a juventude está cada vez mais individualista”, ressalta. A emenda do deputado visa o desenvolvimento de ações orientadas para a pesquisa e aplicação de tecnologias sociais em empreendimentos econômicos solidários incubados pela IESOL.

Janete Salles Rosa, da Associação de Feirantes de Economia Solidária (AFESOL) apresentou o trabalho de reaproveitamento realizado com o material de malotes descartados pelas agências bancárias. “A partir do material dos malotes o grupo limpa o tecido e transforma em diversos produtos como bolsas, aventais e banners reaproveitáveis”, explica a artesã.

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2018 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG