Sexta-feira, 22 de junho de 2018

« voltar

13/03/2018 - 16h12 / Atualizada 19/03/2018 - 18h11



Curso incentiva fabricação de pães por fermentação natural


por Assessoria de Imprensa

 O Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu, no último sábado (10), o primeiro curso de fabricação de pães por fermentação natural. Na planta piloto de panificação do departamento, a turma de 15 alunos foi coordenada pela professora Ana Cláudia Barana (Engenharia de Alimentos). O curso foi ministrado pela chef Veridiana Assis, gastronomista formada pela escola Wilma Kovesi e especialista em confeitaria pelo SENAC.

A professora Ana Cláudio Barana explica que em um tempo onde a busca por alimentos saudáveis vem acompanhada pela vontade de se passar mais tempo com a família, fazer pão com fermentação natural, tem sido uma terapia familiar. Na fermentação natural, ou fermentação selvagem, não se usa fermentos industriais. Por isso, este é um tipo de pão que leva, pelo menos, quatro horas para ficar pronto. O fermento utilizado pode ser feito com uva passa (ou abacaxi ou outras frutas), água e farinha de trigo.

O uso do fermento natural, também chamado de levain, massa madre ou sourdough starter, possibilita a produção de pães com mais sabor (levemente ácido), casca crocante e textura úmida. Seu aspecto é rústico. Além do sabor e textura, este tipo de pão ainda apresenta o benefício de ser mais digestivo. Durante o processo de fermentação, as enzimas produzidas digerem parte dos carboidratos e glúten presentes na receita, facilitando a digestão pelo nosso organismo. “Por isso, este é um tipo de pão que “estufa” menos nossa barriga quando comemos", comenta a professora.

Ana Cláudia Barana acrescenta ainda que a realização do curso integra a programação de inauguração da Vitrine Tecnológica e da Planta Piloto de Panificação do Departamento de Engenharia de Alimentos, prevista para o próximo dia 27 de março. A instalação da Vitrine Tecnológica vai possibilitar a comercialização de pães, queijos e embutidos produzidos no Departamento de Engenharia de Alimentos, com potencial para tornar esses projetos autossustentáveis. 

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2018 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG