Sábado, 21 de julho de 2018

09/04/2018 - 14h02 / Atualizada 10/04/2018 - 09h13

Tela alternativa exibe Anima no tema animação

O projeto de extensão da UEPG, em 2018, divide-se em seis pequenos temas: Animação, Documentários, Sensibilidade e inclusão, Sensibilidade e evasão, Dor & arte e Lúcida loucura

por Marilia Woiciechowski

A sessão do ‘Tela Alternativa’, no dia 24 de abril, apresenta para o público o filme Anina (Anina- un misterioso viaje de ida y vuelta, Uruguai/Colômbia, 2013), animação infantil dirigida por Alfredo Soderguit. O filme será exibido no Auditório B, do Cine Teatro Ópera (Rua XV de Novembro, 472), às 19h30. O projeto de extensão Tela Alternativa da UEPG, projeta filmes para a comunidade universitária como um todo, em convivência com a comunidade ponta-grossense, como explica a coordenadora da iniciativa, professora Mariza Boscacci Marques, do Departamento de Química da instituição.

Para a edição 2018, a coordenadora destaca que o tema escolhido foi "Sensibilidade com olhar crítico", sendo dividido em seis pequenos temas: Animação, Documentários, Sensibilidade e inclusão, Sensibilidade e evasão, Dor & arte e Lúcida loucura. A professora diz que o objetivo é a percepção da sensibilidade, com o consequente olhar crítico sobre cada tema, aliado à formação de uma massa crítica, utilizando o cinema como uma ferramenta de reflexão. O projeto tem como supervisoras as professoras dos Departamentos de Biologia (Debio), Ivana Barbola; de História (Dehis), Rosângela Petuba; de Artes (DeArtes), Regina Stori; e de Fitotecnia e Fitossanidade (DeFito), Silvana Ohse.

Simpática Animação

Com adaptação de Federico Ivanier, a produção é baseada no livro “Anina Yatay Salas” (2003), do escritor e desenhista uruguaio Sergio López Suárez. Anima é uma menina de dez anos que estuda em uma escola primária de Montevidéu. Ela tem uma melhor amiga, mas não se dá nada bem com a colega Yisel, com quem tem uma briga feia e acaba recebendo uma suspensão. Durante esse período, a menina comenta a sua vida: os pais, as refeições, as vizinhas fofoqueiras, seus sentimentos, alegrias e medos. A produção é descrita “como uma animação de especial beleza, que integra o movimento dos personagens com fundos dignos de livros ilustrados para crianças”. (filmow.com/anina). Na tradução baseada na sinopse de Javier Porta Fouz, a apreciação também acentua que “esta simpática animação tem o sabor do artesanal e também o de um lanche feliz e quente em uma tarde chuvosa”

O projeto fornece certificados aos participantes de acordo com o número de sessões assistidas. Os certificados são emitidos pela Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais).