Sábado, 21 de julho de 2018

12/04/2018 - 15h35 / Atualizada 12/04/2018 - 17h53

CPA entrega relatório da autoavaliação institucional de 2017

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) entregou à Reitoria, nesta quarta-feira (11), o Relatório de Autoavaliação Institucional da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A avaliação institucional se apresenta como ferramenta central no processo de organização institucional, tendo como objeto de análise o conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades de uma instituição de ensino superior. Entre esses os aspectos avaliados estão o tripé ensino-pesquisa-extensão; administração; responsabilidade e compromissos sociais e formação.

O relatório foi entregue ao reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e à vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli, pela diretora de Avaliação Institucional Rosane Falate, acompanhada da pró-reitora de Planejamento, Gabriela Mazureki Campos Bahniuk; e dos representantes docentes na CPA, dos setores de Ciências Exatas e Naturais, Airton Kirst, e de Ciências Agrárias e de Tecnologia, Eliane Dalva Godoy Danesi; e do representante dos Agentes Universitários, Edilson José do Valle. O documento traz o diagnóstico das políticas de gestão institucional, a partir das demandas apresentadas no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2013-2017.

A professora Rosane Falate explica que, de acordo com as normas do Ministério da Educação (MEC), os relatórios de autoavaliação institucional de 2015 e de 2016 são denominados de relatórios parciais. Já o relatório de 2017, se constitui em versão integral, trazendo os resultados do processo de autoavaliação executado em novembro e dezembro do ano passado; a avaliação do conteúdo dos relatórios de 2015 e 2016; a análise global em relação ao PDI da instituição, em todos os eixos, do instrumento, a partir do registro das atividades acadêmicas e de gestão; e ainda a apresentação de um plano de ações de melhoria para a UEPG.

No final do documento, a diretora de avaliação afirma que se deve ressaltar que os resultados e análises apresentados no relatório representam alguns dos múltiplos sentidos e significados expressos pela comunidade acadêmica nos processos de autoavaliação institucional e no plano de desenvolvimento institucional da UEPG. Prossegue, observando que esta meta-avaliação não se encerra com a finalização do relatório de 2017. Isso porque no documento não foram esgotadas todas as significações e sentidos do processo avaliativo, constituindo-se, portanto, em ponto de partida para outras interpretações, reflexões e avaliações.

O reitor Luciano Vargas parabenizou a equipe da CPA pelo trabalho realizado, destacando o suporte oportunizado pela Proplan, para o desenvolvimento desse processo. Ressaltou a importância da divulgação do documento, para que toda a comunidade universitária tenha conhecimento do diagnóstico realizado, resultados obtidos, avaliação dos dados e projeções de ações a serem implementadas institucionalmente para o cumprimento das metas previstas no PDI 2018/2022, que está em fase de conclusão. “No momento em que a instituição passa por um processo eleitoral de escolha dos seus gestores para os próximos quatro anos, é fundamental o acesso a esse documento, para balizar propostas e debates”, afirma.

O Relatório de Autoavaliação Institucional de 2017 deverá ser levado ao conhecimento do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE); do Conselho de Administração (CA); e do Conselho Universitário (COU). A CPA também vai disponibilizar o documento para a comunidade universitária, no portal da UEPG.