Sábado, 21 de julho de 2018

13/04/2018 - 16h25 / Atualizada 13/04/2018 - 16h24

União da Vitória será sede da Operação Rondon 2018

A equipe do Núcleo Extensionista Rondon (NER), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) manteve reunião, nesta quinta-feira (12), com o prefeito de União da Vitória, Santin Roveda e o reitor do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Alysson Frantz, para definir detalhes da Operação Rondon UEPG 2018, no sudeste do Paraná. De 22 de julho a 4 de agosto, o município de União da Vitória será sede da operação, que se estenderá por mais nove cidades: Antônio Olinto, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Rebouças, Rio Azul, Porto Amazonas, São Mateus do Sul, São João do Triunfo.

De acordo com o coordenador geral da Operação Rondon UEPG 2018, professor Silvio Luiz Rutz da Silva, basicamente foram tratados detalhes da parceria entre a UEPG e a Uniuv e o governo municipal, tais como o termo de cooperação que deverá ser firmado entre os municípios que vão receber os rondonistas; as cerimônias de abertura e de encerramento e cobertura da operação. “A UEPG terá o apoio da Uniuv, que disponibilizará sua estrutura e pessoal para dar suporte às atividades que se estenderão por duas semanas.

Estiveram presentes o prefeito Santin Roveda; o reitor da UNIUV, Alysson Frantz; o vice-reitor Lucio Kurten dos Passos; a pró-reitora de Ensino, Simone Santos Junges; a diretora Acadêmica, Juliane Boiko Bohon; e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Patricia Schwartz Gasparoto. Pela UEPG, participaram a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Marilisa do Rocio Oliveira; o coordenador geral da Operação Rondon 2018, Silvio Luiz Rutz da Silva; e os professores Ana Paula Veber e Mario Lopes do NER-UEPG.

A Operação Rondon UEPG 2018 integra a Operação Rondon Paraná, realizada pela Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI), envolvendo as universidades estaduais paranaenses. Cada instituição desenvolverá uma operação na sua região de abrangência. A expectativa é de que sejam envolvidos mais de 30 municípios na operação, cujo projeto piloto foi aplicado em 2017, em 10 cidades do Norte Pioneiro do Paraná, sob a coordenação da UEPG. A operação envolve também instituições de ensino superior da rede particular; a União dos Escoteiros do Brasil, com suporte das prefeituras e parceiros.

Mais informações em http://www.uepg.br/rondon/index.html