Sábado, 21 de julho de 2018

13/04/2018 - 16h38 / Atualizada 13/04/2018 - 16h38

Colégio Agrícola realiza curso sobre gestão rural

O curso é destinado aos alunos do segundo ano e tem como objetivo a gestão de propriedades rurais

Nesta sexta-feira, dia 13, o Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu uma nova turma de curso voltado à gestão na propriedade rural. O objetivo do curso ‘Preparando Para Gestão’ é exercer atividades pertinentes ao empresário rural, com visão empreendedora, respeitando as legislações vigentes, executando melhorias de processos com responsabilidade, comprometimento e praticando cidadania.

O curso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), terá o conteúdo dividido em quatro módulos distribuídos ao longo de seis meses. Os módulos são: Gestão de Pessoas (onde será trabalhado ética e cidadania, retórica, competência interpessoal e integração no trabalho e manejo consciente de agroquímicos); Gestão Rural I e II (que abordará administração rural, o cenário do agronegócio, princípios e conceito da qualidade total, higiene, saúde e segurança no ambiente de trabalho, comercialização, sucessão familiar, conservação de solos, agricultura, produção sustentável e pecuária); e Gestão Empreendedora (que vai tratar de empreendedorismo).

Segundo o diretor do Colégio Agrícola, Jail Bueno, poder participar do curso é uma ótima oportunidade para os alunos, pois é um diferencial na formação tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida pessoal. O curso para Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), no grupo agrossilvipastoril, é para alunos do segundo ano do Colégio Agrícola e tem duração até setembro, com aulas nas sextas-feiras à tarde e aos sábados de manhã, totalizando carga horária de 144 horas. Neste ano, serão duas turmas com 17 estudantes em cada. As instrutoras do SENAR que irão ministrar o curso são Cleri Josane de Méo e Daiane Maria de Oliveira.

Na cerimônia de abertura das novas turmas, foi entregue o certificado para os alunos da turma de 2017, que relataram a importância de participar do curso, pois a gestão ajuda a administrar a propriedade rural e auxilia no seu desenvolvimento. Estiveram presentes na abertura representantes do CAAR, do Núcleo Regional de Educação, do Sindicato Rural e do SENAR.

Texto: Giulia Garbelotti