Terça-feira, 22 de maio de 2018

« voltar

15/05/2018 - 17h20 / Atualizada 15/05/2018 - 17h14



UEPG promove semana de língua francesa e francofonia


A conferência de abertura do evento “Da política de ensino de línguas no Brasil: historiografia da oferta de línguas estrangeiras e intercompreensão” será proferida por Leandro Guimarães Ferreira (UFPR/AF- Curitiba)


por Assessoria de Imprensa

Com uma programação de palestras e ateliês, a UEPG promove, a partir desta quarta-feira (16) e se estende até sexta-feira (18), a Semana da Língua Francesa e da Francofonia (Semaine de La Langue Française ET de La Francophonie) – V SELAFF, destacando temas relacionados às políticas linguísticas de ensino de línguas, às línguas minoritárias/minorisadas na França, à literatura francesa, e às questões metodológicas de ensino de línguas e culturas. A promoção do Núcleo de Assessoria Pedagógica (NAP), do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL), do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e da Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da instituição desenvolve programação, no Auditório (Bloco A) e no Miniauditório (Sala B-108) do Campus Central (Praça Santos Andrade, 1). O evento ocorre em parceria com o Consulado Geral da França (São Paulo) e da Aliança Francesa (Curitiba)

As inscrições (R$ 10,00) poderão ser feitas na sexta-feira (11 de maio), das 17h às 18h45; e nesta quinta-feira (10 de maio) e na terça-feira (15 de maio), das 17h às 20h40; e também durante a realização do evento, no saguão do Bloco C, no Campus Central. Os professores Andrea Correa Paraíso Müller (UEPG), Leandro Guimarães Ferreira (UFPR/AF- Curitiba) e Linite Adma de Oliveira (UEPG/SEED-PR) estão na organização do evento. Leandro Ferreira registra que a SELLAF sempre procura criar espaços de intercâmbios, de reflexões teórico-metodológicas e de difusão da diversidade linguístico-cultural expressa pela língua francesa para estudantes e professores de francês, bem como à comunidade em geral. A abertura da semana (16 de maio) marca a apresentação especial da dupla Versão Brasileira, composta por Willian Silva e Vivian Bueno, vencedora do Festival da Canção Francesa de 2016.

Programação do Evento

16 de maio (quarta-feira) – abertura oficial do evento (19h) com a apresentação da dupla Versão Brasileira – Vivian Bueno e Willian Silva, no Auditório do Campus Central da UEPG (Bloco A); conferência: Da política de ensino de línguas no Brasil: historiografia da oferta de línguas estrangeiras e intercompreensão (19h) - Leandro Guimarães Ferreira (UFPR/AF- Curitiba); e conferência: Langue française, langues minoritaires/minorisées et diversité culturelle: le cas de l’occitan du Limousin (20h30), com Thomas De Fornel (UFPR).

17 de maio (quinta-feira) - Ch’Picard :ch’lingue vivente qu’icange à mzure, às 18h, (conferência sobre o Picard, variedade dialetal do norte da França), por Lucile Boitel (UGA / UFPR); conferência: La Diversité: à la reencontre de Victor Hugo (19h15), por Cláudia Ozon (UTFPR); e conferência: Les Misérables: du roman au spectacle musical (20h30), com apresentação de Cláudia Daher (UFPR).

18 de maio (sexta-feira) - Miniauditório – Bloco B (Sala B-108) - Ateliê de Intercompreensão como abordagem para o ensino de línguas e culturas (14h30), ministrado por Francisco Calvo del Olmo (UFPR) – 20 vagas; ateliê Jeux en salle de classe (17h), ministrado por Maria Fernanda Lisboa (UNINTER); conferência: Mai 68, l ’histoire d’une révolution (18h), por Viviane Ribeiro (AF Curitiba); conferência: Québec :histoire, langue et immigration (19h), proferida por Ana Carolina Muniz (AF Curitiba) e Fernanda Cruzetta (UFPR/AF-Curitiba); e, concomitantemente, às 19h, reoferta do Ateliê de Intercompreensão como abordagem para o ensino de línguas e culturas, ministrado por Francisco Calvo del Olmo (UFPR) – 20 vagas; e conferência: La méthode verbo-tonale: origines, principes et applications à un public lusophone (20h30), por Jules Temime (UGA / UFPR).

Com vagas limitadas, as atividades do evento serão em francês, exceto a palestra de abertura (em português) e o ateliê de Intercompreensão (em português, espanhol e francês). Os certificados de participação serão expedidos pela Proex.

Para outras informações sobre a quinta edição da Semana da Língua Francesa e da Francofonia (SELAFF), os interessados devem acessar a página do evento – Facebook (www.facebook.com/selaffuepg) - e para contato o e-mail: selaff.uepg@gmail.com

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2018 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG