Terça-feira, 22 de maio de 2018

16/05/2018 - 14h47 / Atualizada 16/05/2018 - 15h45

Professoras lançam livro sobre história da educação

A obra organizada por Maria Isabel Moura; Claudia Maria Petchack; e Maria Luzia Fernandes Bertholino reúne textos de 16 autores e traz reflexões vivenciadas na disciplina Marxismo e Educação da pós-graduação em Educação

por Marilia Woiciechowski

Como resultado das discussões no âmbito da disciplina tópico especial Marxismo e Educação e de contribuições de investigações do Grupo de Estudos e Pesquisa “História, Sociedade e Educação” (HISTEDBR) da UEPG, ocorre no próximo sábado (19 de maio), às 10h30, o lançamento do livro História e Educação: pesquisas e reflexões (247 p.), organizado por Maria Isabel Moura; Claudia Maria Petchack; e Maria Luzia Fernandes Bertholino. A cerimônia de lançamento será na Livraria Universo da Leitura (Rua Bonifácio Vilela, 750 – centro). A obra produzida, em 2016, e publicada pela Editora CRV, em 2017, traz reflexões vivenciadas na disciplina (60 horas) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG.

A professora da graduação e pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) da UEPG e, desde 1992, integrante do HISTEDBR, Maria Isabel, explica que a disciplina teve como objetivo geral analisar as contribuições de Karl Marx e do marxismo para o entendimento dos processos educativos em suas várias dimensões formativas. Desse modo buscou-se propiciar a leitura e discussão das principais obras de Marx e Engels;  estimular a discussão e sistematização de algumas questões metodológicas e teóricas, a partir da obra marxiana e engelsiana.

Temas Variados

Entre as propostas para discussões na disciplina estavam a Filosofia e ciência; história e ciência da história; método; classes, luta de classes; revolução e conquista do poder político; capitalismo (crises e ciclos do modo capitalista de produção; concorrência e monopolização capitalista); educação e ensino (educação politécnica); e propiciar a leitura e discussão das principais obras de Marx e Engels, bem com as propostas educacionais elaboradas no interior do pensamento marxista.

A partir do resultado dessas discussões na disciplina, os alunos apresentaram seus textos explanando sobre propostas diversas na busca de contextualizar um ramo de pesquisa, baseando-se nas literaturas e referências investigadas e resultados das investigações do Grupo de Estudos HISTEDBR – Ponta Grossa.  Os 16 autores da obra investigam um contexto variado de temas na história da educação para a emancipação humana, influência da igreja protestante norte americana, e a educação a distância democratizando o ensino no Brasil; e políticas de atendimento à infância.

Autores da Obra

Os colaboradores também tratam das contribuições da psicologia histórico-cultural, da liberdade condicionada pelo capital, concepção intelectual paranaense nas primeiras décadas da primeira República brasileira - e da busca da totalidade em experiências vivenciadas na escola. As organizadoras do livro estarão presentes na Semana de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); e no XIV Encontro Científico Pedagógico e XI Simpósio de Educação no Campus de União da Vitória, em 22 de maio (terça-feira), onde também ocorrerá a divulgação do livro.

Com 13 capítulos, o livro reúne contribuições de Maria Isabel Moura Nascimento; Claudia Maria Petchak Zanlorenzi;  Andreia Bulaty;  Ana Luiza Ruschel Nunes;  Carla Michele Ramos Torres; Carla Roseane de Sales Camargo; Rita de Cássia da Silva Oliveira; Debora Gomes;  Deise Terezinha Peleke Lara Zene; Eliza Ribas Gracino; Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos;  Marislei Zaremba Martins; Olga Ana Hallu Rios; Rosiane Machado da Silva;  Sandra do Rocio Ferreira Leal; e Teresa Cristina Magnabosco de Oliveira.